Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará (UFC) apontou que João Pessoa é a capital entre os estados nordestinos com o maior percentual de mulheres vítimas de violência sexual doméstica. De acordo com a pesquisa divulgada pela ONU Mulheres nesta quinta-feira (23), 8,80% das mulheres pesquisadas em João Pessoa responderam ter sido vítima de violência sexual em algum momento da vida.
Na sequência, as cidades de Maceió (8,64%), Natal (8,38%), Aracaju (8,08%), Salvador (7,81%), Fortaleza (6,98%), Teresina (6,35%), Recife (5,16%), e São Luís (3,67%) completam a lista do ranking de violência sexual. Se levado em consideração os últimos 12 meses, João Pessoa passa a ser a terceira capital com maior índice, com 2,89% das mulheres relatando violência doméstica.
No registro de situações caracterizadas pela violência doméstica emocional, a cidade de João Pessoa surge na lista como a segunda na relação entre as capitais, com 32,59% das mulheres revelando ter sido vítimas de algum tipo de ataque de violência emocional ao longo da vida.