Quantidade de atendimentos no Centro de Imunização também vai aumentar.
A oferta de doses de vacina contra a febre amarela e a quantidade de atendimentos no Centro Municipal de Imunização (CMI) foram ampliadas em João Pessoa nesta segunda-feira, segundo informou a Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo órgão, a medida é para garantir a assistência dos viajantes.
O Centro de Imunização vai ampliar o número de doses para 200 por dia, ou de acordo com o abastecimento que é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Com as mudanças, o Centro Municipal vai distribuir as senhas a partir das 8h e os atendimentos para orientações dos viajantes e vacinas vão ser agendados para um dos três turnos de funcionamento do serviço. Das 8h às 11h30, 13h às 16h e das 16h30 às 18h, conforme numeração das senhas.
“A reorganização do fluxo para atendimento facilita o acesso aos usuários e a dinâmica dos profissionais de saúde que atuam com a ação preventiva, principalmente por conta do aumento pela procura da vacina que previne contra febre amarela”, informou o gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Araújo Batista.
Segundo o gerente, há um aumento de usuários na busca pelas vacinas no período de dezembro a fevereiro. Com a inclusão de algumas cidades nas áreas de risco, a busca pela vacina na em João Pessoa triplicou. Porém, Batista enfatiza que a vacina é recomendada apenas a quem vai se deslocar para áreas de risco.
As vacinas disponibilizadas pela Sala do Viajante variam de acordo com o destino do usuário. A mais comum exigida em diversas localidades do Brasil e no exterior é a da febre amarela. Para tomar a vacina, o usuário precisa apresentar um documento de comprovação de viagem para área de risco, apresentar o cartão SUS e um documento de identificação.
Além de orientações para viagens nacionais, a Sala do Viajante também orienta quem viaja para o exterior, já que para determinados lugares é necessário apresentar o Cartão Internacional do Viajante. Esse cartão internacional é confeccionado no Centro Municipal de Imunização com a apresentação do passaporte.
Pessoas que vão se deslocar para áreas com recomendação de vacina, seja no território nacional e internacional, desde que possuam comprovante de deslocamento para estas áreas (passagem aérea, hospedagem). E viajantes onde o destino final não tem recomendação mas vão viajar de carro, moto ou ônibus, com paradas em cidades com recomendações, devem ser vacinados.
FONTE:https://g1.globo.com