Prazo de inscrição para programa Gira Mundo é prorrogado, na PB
28/02/2018 18:41 em O que acontece..

Inscrições podem ser feitas até 7 de março; são oferecidas mais de 200 vagas para intercâmbio.

Foi prorrogado, para o dia 7 de março, o prazo de inscrição para o programa Gira Mundo 2018, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). As inscrições devem ser feitas no site do Governo da Paraíba, até as 23h59 da nova data. Serão selecionados 200 estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual para participar do programa de intercâmbio internacional, com vagas destinadas ao Canadá, Argentina, Espanha e Portugal.

Os estudantes selecionados participarão de um curso preparatório do idioma do país de destino, sendo inglês, espanhol e português e já no intercâmbio cursarão no país de destino o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em escolas de nível médio dos países com vagas previstas no edital.

Os classificados e aprovados para o intercâmbio ganharão uma "bolsa instalação" e cinco "bolsas manutenção" no valor de R$ 720,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também terão direito a um seguro de saúde durante o período que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, conforme disponibilidade.

De acordo com a SEE, a data prevista para o embarque é no período de julho a setembro de 2018, considerando as especificidades dos calendários acadêmicos de cada instituição de ensino dos países onde o intercâmbio vai acontecer.

 

Inscrições

 

As inscrições são realizadas pelo site, com preenchimento do formulário eletrônico, no período de 12 de janeiro até as 23h59 (horário local) do dia 28 de fevereiro de 2018. O aluno deverá preencher corretamente o formulário de inscrição, no prazo estabelecido, e, após a confirmação dos dados e conclusão do preenchimento, deverá anexar no ato da inscrição virtual, o RG e a declaração.

 

Requisitos

 

Os requisitos necessários para o aluno participar do processo seletivo são:

 

  • Ter no mínimo 14 anos até o dia primeiro de julho de 2018 e no máximo 17 anos até o dia primeiro de julho de 2018;
  • Ter cursado o primeiro ano no ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da rede estadual de ensino da Paraíba em 2017;
  • Estar regularmente matriculado no 2º ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da rede estadual de ensino em 2018;
  • Ter obtido, ao longo do 1º ano do ensino médio, a frequência mínima de 85% nas aulas regulares da escola de ensino médio em que esteja matriculado e ter alcançado a média mínima de 7,0 pontos no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, no primeiro ano do ensino médio.

 

 

 

Processo seletivo

 

O Processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. Além do cumprimento das exigências para inscrição, serão selecionados os estudantes que apresentarem as maiores médias no ano de 2017, distribuídos de acordo com o número de vagas; e ainda serão submetidos a uma prova do idioma do país de destino, além da avaliação psicossocial, de caráter eliminatório.

 

Os estudantes selecionados deverão fazer o curso preparatório de línguas do Programa “Gira Mundo” oferecido pela SEE; participar da entrevista social, em data, hora e local a ser comunicada, ocasião em que deverá apresentar o Termo de Compromisso, Termo de Ciência e Termo de Responsabilidade, preenchidos e assinados pelos pais ou responsável legal; e participar das reuniões requeridas pela Comissão de Seleção, Coordenação do Programa, Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil e Secretaria de Educação.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS