Geração de energia é a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa em João Pessoa, diz estudo
O que acontece..
Publicado em 01/03/2018

Dados de 2014 estão no primeiro Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa do município. Transporte e geração de resíduos estão em 2º e 3º.

Emissões Totais de Toneladas de CO₂EQ e desagregadas por setor
Dados são referentes ao ano de 2014
Energia estacionária: 62,61 %Transportes: 23,1 %Resíduos: 14,29 %
Fonte: Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa

A queima de combustíveis para geração de energia foi a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa (GEE) em João Pessoa no ano de 2014, concluiu a primeira edição do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do município, lançado pela prefeitura de João Pessoa nesta quinta-feira (1º) durante o III Fórum de Qualidade Ambiental.

Segundo o documento, a energia estacionária, que identifica a queima geral de combustível para geração de energia, foi responsável por 62,61% das emissões de GEE em João Pessoa, seguido do transporte (23,10%) e da geração de resíduos (14,29%).

Dentro desta categoria, de acordo com o inventário, a atividade de funcionamento de uma usina termelétrica em João Pessoa contribuiu para o alto consumo de óleo combustível, que se reflete na emissão do gás carbônico, sendo responsável por 72,41% da emissão. Os demais emissores dentro da energia estacionária está a queima de combustível para uso industrial, residencial, comercial, rural, entre outros.Ainda de acordo com o inventário, se utilizar uma abordagem de pesquisa que desconsidera a geração de energia elétrica dentro da categoria da energia estacionária, o setor de transporte passa a ser o principal emissor de GEE, com 42,26%. A maior parte da emissão neste setor se deve aos veículos de transporte terrestre rodoviário.“O diagnóstico das emissões de GEE permite que os municípios compreendam seus perfis de emissões e entendam a abrangência de seu impacto no meio ambiente”, explica a bióloga Carolina Cigerza.

Segundo Carolina, o inventário é um documento indispensável para orientar a proposição de políticas, planos de ação e estratégias que contemplem medidas objetivas a serem adotadas para melhorar os índices e reduzir os danos ao meio ambiente. A emissão de GEEs aumentam as ilhas de calor e a poluição do ar.

O inventário foi elaborado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), com apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

FONTE:https://g1.globo.com

Comentários