Novo grupo prioritário começa a ser vacinado nesta segunda-feira (7).
Um novo grupo prioritário está sendo atendido na campanha de vacinação contra a gripe em Campina Grande, a partir desta segunda-feira (7). Desta vez, o atendimento é específico para crianças de 6 meses a 4 anos, idosos a partir dos 60 anos e mulheres que deram à luz a pelo menos 45 dias. Na última semana, a prioridade era vacinar gestantes e profissionais da saúde. A campanha acontece até o dia 1º de junho em todo país.
De acordo com Miralva Cruz, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Campina Grande, é necessário que o público alvo compareça às unidades de saúde para receber uma nova dose.
A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e uma influenza do tipo B. Segundo Miralva, 87.540 pessoas devem ser vacinadas na cidade durante o período de 23 de abril a 1 de junho.
Sobre as reações da vacina, a coordenadora explica que existem as reações locais no corpo, que são as mais comuns, onde o local da vacinação fica dolorido, com um pouco de inchaço e vermelho. Segundo ela, o objetivo da vacinação é prevenir complicações de um resfriado comum que possa evoluir para algo mais grave, principalmente nos idosos e nas crianças - que são mais suscetíveis à doença.