A menos de dez dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe na Paraíba, mais 182 mil pessoas, aproximadamente 19,1% da meta, ainda não foi vacinada, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgadas nesta quinta-feira (7). Segundo o órgão, a meta da campanha é vacinar 90% do público-alvo, o que representa 910.736 pessoas. A campanha, que já havia sido prorrogada, deve ser encerrada no dia 15 de junho.
O grupo prioritário é formado por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); profissionais de saúde e povos indígenas.
Além disso, também estão inclusos grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e professores das escolas públicas e privadas.
Uma vez que cada grupo precisa de pelo menos 90% de cobertura vacinal, os que tinham recebido menos doses até esta quinta-feira foram idosos (83,85%), gestantes (81,14%) e crianças (68,98%).
Ainda de acordo com a SES, até esta terça-feira (7), 103 municípios paraibanos já estavam com cobertura adequada, mas 120 estavam com a cobertura abaixo de 90%. A vacina deve proteger dos três tipos do vírus que circulam no país, A (H1N1, H3n2) e B.
FONTE:https://g1.globo.com