Segundo a Secretaria de Saúde, o resultado positivo é fruto do projeto “Samu na Escola”, implantado em 2014 com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a necessidade de extinguir a prática do trote.
O projeto “Samu na Escola” é uma iniciativa que leva equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para escolas de Campina Grande. A ideia é mostrar às crianças e adolescentes que o serviço é algo sério e orientar os alunos de como e quando realmente equipes precisam ser acionadas. Além disso, os estudantes aprendem cursos de primeiros socorros.
Samu Campina Grande coordenou 26 mil ocorrências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campina Grande coordenou o atendimento a 26.880 ocorrências no 1º semestre de 2018. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade foi responsável por 70% do total de atendimentos, o que configura 18.835 ocorrências, uma média de 3.140 por mês, que dá mais de 100 serviços de socorro por dia.O Samu regional regula o serviço em 54 municípios. Segundo a Secretaria de Saúde, as ambulâncias do serviço em Campina Grande atende também aos distritos e às cidades circunvizinhas de Puxinanã, Massaranduba, Serra Redonda e Fagundes - que representa uma população de quase meio milhão de pessoas.
Desse total de mais de 26 mil atendimentos, 16.473 foram de casos clínicos, 6.029 casos de traumas, 1.156 casos obstétricos, 1.145 casos pediátricos e 1.841 casos psiquiátricos. Ainda de acordo com o balanço, foram executadas 7.809 ocorrências nos outros 49 municípios regulados por Campina Grande.
Serviço para atendimento de saúde mental
A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que o Samu Campina Grande tem agora um serviço específico para atendimentos de saúde mental, em que um psiquiatra acompanha a equipe formada por um enfermeiro, socorrista e médico para auxiliar na assistência aos pacientes. A novidade foi implantada este ano e os casos psiquiátricos já são a terceira maior causa de atendimentos. Além disso, 236 ocorrências foram solucionadas com auxílio do médico por telefone.
Ainda segundo a assessoria, o Samu Campina Grande ganhou este ano cinco novas ambulâncias e uma caminhonete equipada para ocorrências em zona rural ou áreas de difícil acesso. O serviço também conta com 10 motolâncias e quatro ciclolâncias.
FONTE:https://g1.globo.com