Instituições da Paraíba oferecem mais de 6 mil vagas no Sisu 2016.2
30/05/2016 15:26 em Economia

Inscrições seguem até quinta (2). UEPB é a instituição que oferece mais vagas, 2.707 ao todo.

 

As quatro universidades públicas da Paraíba oferecem, juntas, 6.135 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no processo para o segundo semestre de 2016. As inscrições para esta edição do sistema começam nesta segunda-feira (30) e seguem até as 23h59 da quinta-feira (2), e podem ser feitas no site do Sisu.

De acordo com o site do Sisu, nesta edição do sistema, a instituição de ensino da Paraíba que mais vai oferecer vagas é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 2.707 vagas para 68 cursos da instituição. Seis cursos em quatro campi diferentes oferecem o maior número de vagas da universidade, com 46 oportunidades em cada um deles. Confira aqui as opções de curso e vagas disponíveis na UEPB.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aparece em segundo lugar, com 1.580 vagas disponíveis em 36 cursos O curso de bacharelado em engenharia elétrica no campus de Campina Grande é o que oferece o maior número de vagas no órgão, com 110 oportunidades. Confira aqui as opções de curso e vagas disponíveis na UFCG.

Em terceiro lugar, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com 1.110 vagas abertas para 30 cursos entre licenciaturas, tecnologias e bacharelados em nove Campi do da instituição em Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Destes cursos, 21 oferecem o maior número de vagas, com 40 oportunidades em cada. Confira aqui as opções de curso e vagas disponíveis no IFPB.

Já a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aparece em quarto lugar, com 738 oportunidades em 78 cursos. Na instituição, o curso de bacharelado em ecologia, no campus de Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, é o que mais oferece vagas, com 41 disponíveis. Confira aqui as opções de curso e vagas disponíveis na UFPB.

Sobre o Sisu

Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência.

Durante o prazo de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia. O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.

O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.

Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das suas opções de curso na chamada regular ou os candidatos que foram aprovados em sua segunda opção poderão participar da lista de espera. Estes estudantes deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar interesse. Posteriormente, as universidades terão novo prazo para informar as vagas disponíveis em seus próprios sites.

 

A participação na lista de espera só poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. A convocação dos candidatos nesta "segunda chamada" é realizada diretamente por cada uma das instituições de ensino superior participantes do Sisu. Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.

 

Radio Caruá Fm

Com: G1 Paraiba

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!