O texto do DOE também especifica que o Fórum deve atuar como um mecanismo de participação da sociedade civil em prol da descentralização e fiscalização da execução das políticas públicas voltadas para a juventude paraibana. O Forjuve será formado por representantes nomeados em órgãos dos poderes públicos municipais que atuem na área da juventude.
Entre as finalidades do Fórum, estão a participação da elaboração de políticas públicas de juventude que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens, colaborar com o poder público no planejamento, na administração e na implementação das políticas públicas e incentivar a integração e a participação do jovem nos processos social, educacional, econômico, político e cultural em todo o país.
Além disso, os integrantes do Forjuve devem promover e participar de encontros, seminários, feiras, cursos e oficinas voltados para temas relativos às juventudes, e também promover campanhas de arrecadação de fundos destinados à realização das ações do Fórum.