Rama Dantas: Nós defendemos a estatização do serviço de saúde. Estatizar todo o sistema, porque a gente acredita que quando todos tiverem que ir para o mesmo hospital, para a mesma UPA, para o mesmo PSF, a gente vai ter efetivamente uma mudança concreta no atendimento.
JPB1: O ensino médio das escolas públicas da Paraíba não atingiram a meta do Ideb, de acordo com os dados que foram divulgados pelo Ministério da Educação, na última segunda. Qual a sua proposta para a educação do estado?Rama Dantas: [As escolas de tempo integral são uma] política deliberada de precarizar mais ainda a educação pública em detrimento da educação privada, onde você tinha uma estrutura que era uma escola de dois turnos, ele transforma numa escola integral e não faz um refeitório, um banheiro, não capacita os profissionais. Então virou um depósito de adolescentes.
JPB1: A taxa de desemprego no brasil, segundo dados do IBGE, é de 12,4%. Aqui na Paraíba, há muita gente sem emprego formal. Qual a sua proposta econômica para a geração de emprego na Paraíba?
Rama Dantas: Nós já pagamos o que devíamos [ao Governo Federal]. Essa dívida não pertence aos trabalhadores. Se a gente pega esse dinheiro, não só resolve algumas questões emergenciais da sobrevivência dos trabalhadores, como vai estar gerando emprego e vai estar gerando renda pros trabalhadores.
JPB1: Qual a sua proposta para a área de mobilidade urbana aqui no estado?
Rama Dantas: A gente defende um processo de estatização dos transportes públicos para permitir que a gente tenha um transporte público de qualidade, com baixo custo para os trabalhadores e com gratuidade para os estudantes.
A candidata não pontuou na última pesquisa Ibope, realizada no dia 24 de agosto, e, por isso, não participou das entrevistas ao vivo do JPB 1ª Edição e do G1 Paraíba. Porém, nesta sexta-feira (14), foi exibida uma reportagem com propostas e ideias da candidata.
A ordem e as regras foram definidas em reunião com a presença dos assessores dos candidatos. Com definição por sorteio, veja a ordem das entrevistas:
•10/09, segunda-feira: Zé Maranhão (MDB)
•11/09, terça-feira: João Azevêdo (PSB)
•12/09, quarta-feira: Lucélio Cartaxo (PV)
•13/09, quinta-feira: Tárcio Teixeira (PSOL)
•14/09, sexta-feira: Rama Dantas (PSTU)
Fonte:https://g1.globo.com