Dois homens-bomba se explodiram em terminal internacional de Ataturk
O aeroporto de Istambul, o maior da Turquia e terceiro maior da Europa, de acordo com o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, que confirmou as mortes à agência Reuters e à CNN.
O que sabemos até aqui:
- Duas explosões atingiram o terminal internacional antes da área do raio X
- São 10 mortos e 60 feridos, segundo o ministro da Justiça da Turquia
- Antes de se explodirem, 2 homens abriram fogo com rifles
- Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento
Bozdağ disse ainda que os responsáveis pelo ataque ao aeroporto Ataturk abriram fogo usando rifles Kalashnikov. De acordo com a agência estatal turca Anadolu, há 60 feridos, seis deles seriamente.
Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento.
Segundo a CNN turca, taxistas que trabalham no aeroporto ajudaram a transportar pessoas feridas até hospitais.
À agência Reuters, um oficial turco não identificado diz que dois homens-bomba causaram as explosões. Eles teriam detonado os explosivos antes de passar pelo raio X do controle de segurança do aeroporto. Ainda segundo a agência, policiais também atiraram para tentar neutralizar suspeitos.
O aeroporto foi fechado e a entrada e saída de pessoas foi interrompida. Alguns voos que deveriam pousar no local foram desviados, mas os que já estavam chegando foram autorizados a pousar. Os voos que deveriam decolar de Ataturk foram cancelados, com seus passageiros sendo encaminhados a hotéis.
Na segunda-feira (27), o Departamento de Estado dos EUA havia atualizado seu alerta de segurança e informado a cidadãos americanos que eles deveriam evitar viajar para o sudeste da Turquia, onde foram registrados nos últimos dias diversos episódios violentos no conflito com militantes curdos. O ataque desta terça, no entanto, aconteceu no norte do país.
O Ministério das Relações Exteriores informou que ainda não há registro de brasileiros entre as vítimas. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, um consulado brasileiro na cidade já está mobilizado para atender a comunidade brasileira.
Rádio Caruá Fm
Com: G1 São Paulo