Suspensão de bolsas de estudo da Capes 'fere de morte' o ensino, diz associação de pós-graduandos
09/05/2019 15:45 em Educação

A Capes, ligada ao MEC, oferece 200 mil bolsas de estudo. Associação Nacional de Pós-graduandos diz que medida impede retomada do desenvolvimento brasileiro.

suspensão das novas bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), pode afetar pesquisas e impedir a retomada do crescimento do país, de acordo com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

 

 

"Esses cortes que atingem o pior orçamento da década para esses setores consolidam um projeto de governo que fere de morte o ensino superior, a pós-graduação e a ciência nacional, enterrando qualquer possibilidade de retomada do desenvolvimento brasileiro e de futuro", diz a associação de pós-graduandos em uma nota oficial.

 

O "congelamento" das bolsas ocorre a partir deste mês de maio, segundo a assessoria da Capes, e atinge até as bolsas de pós-doutorado, o nível mais alto de pesquisa.

A ANPG e outras entidades estudantis tentam reverter na Justiça os bloqueios de recursos feitos pelo MEC.

Embora a Capes não tenha divulgado o total de bolsas suspensas, as áreas de pesquisa afetadas e o valor congelado, as universidades já têm divulgado informações sobre a medida.

 

A situação nas universidades

 

 

  • Universidade de São Paulo (USP): o pró-reitor de pós-graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, enviou um comunicado aos professores demonstrando "preocupação" com os cortes de verbas no MEC e na Capes. Cientistas, professores e estudantes se manifestaram contra a medida. Para a geneticista e professora da USP Mayana Ztaz, o corte é desastroso. "Os melhores vão embora e não voltam mais", disse.
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): ao menos 55 bolsas de mestrado e doutorado foram recolhidas após suspensão da Capes.
  • Universidade de Brasília (UnB): um levantamento preliminar aponta que a suspensão de bolsas atinge 123 pesquisas de mestrado e doutorado. Cerca de 8 mil alunos fazem pós-graduação na UnB e 2.050 recebem bolsa da Capes.
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA): a suspensão atinge 82 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado, afetando 72 alunos.
  • Universidade Federal do Ceará (UFCE): o bloqueio atinge 61 bolsasde pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL): ao todo, foram cortadas 28 bolsas, sendo 12 de outorado, 10 de mestrado e 5 de pós-doutorado.

    Suspensão

     

    Em nota, a Capes diz que o sistema para geração de folhas de pagamento "permaneceu fechado para ajuste da concessão de bolsas" neste mês, o que, na prática, significa o "recolhimento de bolsas que estavam à disposição das Instituições".

    Os estudantes que aguardavam que outros universitários concluíssem suas pesquisas e liberassem a bolsa para uso de outro aluno estão sem saber quando poderão receber os recursos. Segundo a Capes, o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento.

     

    Outras medidas

     

    Além do congelamento das bolsas identificadas nos programas de pós-graduação, a Capes prevê:

     

    • Redução gradativa da concessão de novas bolsas para todos os cursos que se mantêm com nota 3 (conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da Capes) no período de dez anos. Atualmente, 211 programas têm essa pontuação;
    • Suspensão de novas bolsas do programa Idiomas Sem Fronteiras originado do Ciência sem Fronteiras.

     

    Segundo a Capes, serão reforçadas as parcerias com o setor empresarial, para que possam ser ampliados os investimentos em pesquisa.

    Entenda o que é a Capes

     

    A Coordenação de de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e fomentar a formação de professores para a educação básica.Ela foi criada em 1951 e oferece, ao todo, quase 200 mil bolsas de estudo em 49 áreas de estudo para universitários da rede pública e privada: são 92.253 bolsistas na pós-graduação (no Brasil e no exterior) e 107.260 bolsista de programas de formação de professores da educação básica.

    Os valores das bolsas são, em média, de R$ 1,5 mil para o mestrado e de R$ 2,2 mil para o doutorado.

    No site da Capes é possível ter acesso a pesquisas em destaque. Entre elas, há o estudo que usa dados da Justiça para aprimorar as políticas públicas de saúde e a pesquisa sobre resfriamento de reatores nucleares, além do estudo sobre uma mutação genética que ajuda na proteção contra a malária.

    Atualmente há 10 programas ativos da Capes em que o estudante pode solicitar bolsa. O pedido pode ser feito junto à universidade ou direto na Capes.

    Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS