Para quem vai pagar o IPVA com placa final 5, os contribuintes terão três opções de pagamento do tributo. A primeira é a cota única com desconto de 10% à vista. A segunda opção é o pagamento em três parcelas, mas sem desconto, sendo a primeira com vencimento no dia 31 deste mês. A terceira opção é o pagamento total do IPVA apenas no dia 31 de julho, também sem o desconto de 10%.
O contribuinte também pode pagar o tributo em casas lotéricas, correspondentes bancários e em toda rede bancária. Para isso, basta escolher, no ato da impressão, a opção "ficha de compensação". Se a opção permanecer no documento de arrecadação, o pagamento fica restrito ao Banco do Brasil.O boleto emitido por ficha de compensação necessita de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária. Ou seja, se o pagamento for realizado na mesma data de impressão, em virtude das normas recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os contribuintes vão precisar esperar até 60 minutos antes de efetuar o pagamento diretamente na rede bancária ou nas lotéricas.
Os boletos do IPVA devem ser impressos por meio da internet. A emissão está disponibilizada no portal da Sefaz, mas também no site do Detran-PB. O boleto pode ser impresso, preferencialmente, em uma repartição fiscal ou então nas unidades do Detran-PB.
Para quem optou pelo parcelamento do IPVA dos veículos com finais das placas 3 e 4, os proprietários precisam também lembrar do pagamento da parcela até o dia 31 de maio. Quem parcelou em três vezes a placa final 3, deverá pagar a terceira e última parcela, enquanto a placa final 4 tem vencimento o segundo pagamento da parcela. Também vence no dia 31 de maio o pagamento daqueles que optaram pelo pagamento total sem desconto da placa final 3.
FONTE:https://g1.globo.com