CDSA participa da preparação da 3ª Semana de Semana de Popularização da Ciência
Municipios
Publicado em 22/07/2016

 

“Precisamos conhecer o nosso local, o nosso entorno e o que vem sendo realizado pela população"

 

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé, está discutindo a proposta da 3ª Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, que deve acontecer no primeiro semestre de 2017 nas cidades paraibanas de de Sumé, Zabelê e Monteiro.

A 3ª Semana será realizada através de parceria entre a UFCG/Campus Sumé, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Estadual da Paraíba/Campus Monteiro e Município de Zabelê.

O objetivo da Semana é sensibilizar estudantes, professores e a comunidade em geral do Semiárido para o conhecimento e estudo da ciência contextualizada, promovendo processos de educação científica e tecnológica com participação de estudantes, professores de escolas públicas, gestores, técnicos de instituições públicas, organizações sociais e de comunidades tradicionais.

Representantes de algumas entidades parceiras nessa ação como o INSA e Universidade Federal Rural de Pernambuco, na quinta-feira (20), após reunião realizada no IFPB/Monteiro, estiveram visitando o CDSA/UFCG para conhecer as instalações, projetos e ações do Centro e foram recebidos pela professora Alecksandra Lacerda que está representando o CDSA na construção da agenda de execução da 3ª Semana de Popularização da Ciência.

“A intenção de associação a esse grupo junto com o INSA e UFRPE tem como meta estabelecer um conjunto de ações para focar a popularização da ciência. Estivemos numa reunião em Monteiro para construir um diálogo conjunto e fortalecer essa perspectiva de divulgação da ciência e o papel de cada parceiro é observar o que cada instituição pode colaborar para a realização do evento em questão”, disse a professora Alecksandra.

Ana Paula Santos, pesquisadora do INSA e responsável pela gestão da área de popularização da ciência do órgão destacou a importância desta parceria para a realização da Semana de Popularização da Ciência no Cariri paraibano. Ela informou que no dia 24 de agosto o grupo de parceiros estará reunido novamente para definir algumas ações para um evento preparatório da Semana e que deverá ser realizado em novembro próximo. Também destacou durante a visita, outras possibilidades de fortalecimento da parceria já mantida com a UFCG/CDSA em projetos de pesquisa nas áreas de desertificação, de biodiversidade e de recursos hídricos visando avançar um pouco mais em projetos que melhorem a vida da população da região do Cariri/Semiárido.

“Precisamos conhecer o nosso local, o nosso entorno e o que vem sendo realizado pela população, nos aproximar mais desse conhecimento popular porque a população tem seus fazeres, tem práticas existentes, práticas milenares e precisamos articular o conhecimento científico com este conhecimento e a divulgação popular da ciência tem sua importância nesse sentido”, disse Ana Paula.

Antônio Carlos Miranda, professor e pesquisador da UFRPE (área de física e astronomia) enfatizou que a visita na UFCG/Sumé permitiu conhecer as parcerias para e a discussão de uma programação conjunta de divulgação científica provavelmente na Expocaatinga, evento realizado no CDSA. Ele realiza um evento de popularização da ciência duas vezes por ano e aposta no sucesso da 3ª Semana de Popularização da Ciência . “Vejo que o trabalho que se faz aqui com a agricultura familiar, a agroecologia é um trabalho de qualidade e isso me deixa empolgado”, frisou.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!