Protestos bloqueiam ruas e garagens de ônibus, na Paraíba
14/06/2019 09:12 em O que acontece..

Trânsito fica lento e congestionado. Motoristas estão sendo orientados no local.Protestos estão bloqueando algumas ruas na cidade de João Pessoa, desde o início da manhã desta sexta-feira (14). Os manifestantes protestam contra a reforma da Previdência e outras ações do governo federal.

A saída do bairro dos Bancários, com sentido para o Centro de João Pessoa está fechada desde 4h. Manifestantes queimaram pneus e bloquearam a via. Os motoristas estão sendo orientados pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar a seguir pela contra-mão para poder continuar o trajeto.

No bairro de Oitizeiro, manifestantes também se concentram nesta sexta-feira com bloqueio no sentido para o Centro da capital. Pneus foram queimados e grupo está reunido com faixas de protesto. Na BR-101, o trânsito está muito lento e difícil de transitar nas primeiras horas desta sexta-feira. Quem segue em direção à BR-230, o trânsito está liberado. No entanto, quem quer seguir para Cruz das Armas precisa pegar a BR-230 e entrar no bairro Jardim Veneza.

Em Campina Grande, funcionários de uma empresa de telemarketing foram impedidos de entrar. Manifestantes bloquearam a entrada do local, no início da manhã desta sexta-feira, no bairro do Cruzeiro.

Na Avenida Liberdade, em Bayeux, na Grande João Pessoa, manifestantes bloquearam os dois sentidos da via. O local é a principal ligação entre Bayeux e a capital. Como desvio, alguns motoristas estão usando a ponte Sanhauá, já que a ponte do Baralho está bloqueada. No acesso da parte de baixo, por uma pequena ladeira, um carro foi colocado para impedir a passagem também nesse desvio.

A saída do bairro do Varadouro, com direção para o Acesso Oeste e Terminal de Integração de João Pessoa, também foi bloqueado pelo pelos manifestantes por volta das 8h40, que queimaram pneus e fecharam a via.

Ônibus com pouca circulação

 

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP), a frota de ônibus na capital está absolutamente comprometida com bloqueio nas garagens dos ônibus. "Praticamente não há ônibus circulando", informou Isaac Moreira, presidente do Sindicato. Alguns ônibus conseguiram circular, mas apenas no início da manhã. Depois, foram impedidos de circular.

Em Campina Grande, os ônibus estão circulando normalmente.

 

Funcionamento das escolas e universidades

 

 

  • Escola particulares: Em João Pessoa, os colégios estão sem aulas nesta sexta-feira para cumprimento da segunda assembleia geral da categoria em 2019. Em Campina Grande, todas as escolas particulares estão em funcionamento.
  • Escolas públicas: As escolas públicas estaduais, conforme a assessoria de imprensa, devem funcionar normalmente. Lá a escolas municipais de João Pessoa não funcionam e aderem à paralisação. No entanto, de acordo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), todos os professores da rede pública pararam as atividades nesta sexta. Em Campina Grande, a orientação é que cada gestor decida sobre o funcionamento da instituição.
  • Universidades: A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) estão sem aulas nesta sexta.
  • Fonte: https://g1.globo.com

 

COMENTÁRIOS