MPF abre inquérito civil para apurar situação da elefanta Lady na Bica de João Pessoa
19/06/2019 09:07 em Política

Órgão considera necessidade de acesso aos resultados de uma perícia de bem-estar do animal feita por professora de medicina veterinária.

O Ministério Público Federal (MPF) converteu um procedimento preparatório em inquérito civil para apurar a situação da elefanta Lady, que vive no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, desde 2014. De acordo com portaria de abertura do inquérito, publicada no Diário Eletrônico do MPF desta quarta-feira (19), o órgão considera a necessidade de acesso aos resultados de uma perícia de bem-estar do animal.

Segundo o documento, no procedimento preparatório consta que uma professora de medicina veterinária se comprometeu a realizar uma perícia de bem-estar animal, porém as conclusões não foram aos autos.

O órgão leva em consideração para a abertura do inquérito civil, que a Constituição Federal garante a todos o “direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”.

Antes de chegar na Bica, em 2014, Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres. Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.

O animal vive em um recinto projetado especialmente para ela, levando em conta os requisitos necessários para proporcionar maior tranquilidade, segurança e bem-estar. O recinto tem quase 2 mil m² e oferece área para banho de sol, caminhadas, tanque, ambiente para cambiamento e, caso o animal não queira se expor, uma área de escape, revestida em madeira para garantir condições climáticas ideais e também privacidade e sossego.     Fonte: https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS