Produção começou em 2015 e utiliza uma técnica chamada de hidroponia, onde a planta pé cultivada sem tocar o solo
Dois agricultores paraibanos que resolveram apostar no cultivo do alface através do sistema de hidroponia, que não deixa a planta ter contato com o solo, estão conseguindo colher oito mil pés por mês e ter uma renda de R$ 6,4 mil por mês. O cultivo vem sendo realizado no município de Maturéia, Sertão paraibano, a 327 km de João Pessoa.
A produção começou em 2015 e tem assistência prestada por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).
No projeto trabalham os dois agricultores e mais duas pessoas da família, que produzem atualmente dois mil pés de alface por semana, e comercializam o produto em feiras e supermercados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Segundo a Emater-PB, o cultivo através da hidroponia representa uma opção viável para o plantio de alface, tomate, abobrinha, pimentão, pepino, morango, melão e plantas ornamentais.
A técnica atende exigências de alta qualidade dos consumidores, produtividade e mínimo desperdício de água e nutrientes. O processo de produção faz com que as plantas não entrem em contato com o solo, mas em soluções nutritivas, que são preparadas cuidadosamente para nutrir a planta, circulando entre suas raízes.
Rádio Caruá Fm
Com Portal Coreio