MP pede bloqueio de R$ 426 mil da Prefeitura de João Pessoa para viabilizar cirurgias no Trauminha
14/09/2019 11:49 em O que acontece..

Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, através da assessoria de comunicação, informou que 'vai se pronunciar sobre essa questão quando for notificada pela Justiça'.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) protocolou, nesta sexta-feira (13), uma petição à Justiça requerendo o bloqueio de R$ 426 mil da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para suprir a falta de equipamentos e materiais do Complexo Hospitalar de Mangabeira, conhecido como Trauminha, localizado na capital.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, através da assessoria de comunicação, informou que “só vai se pronunciar sobre essa questão quando for notificada pela Justiça”.

O documento expõe o descumprimento de uma decisão judicial, expedida em 15 de janeiro de 2016, que impôs ao município a correção de problemas apontados por conselhos de classe e órgãos de fiscalização: falta de insumos, equipamentos, órteses e próteses; insuficiência de leitos hospitalares e demora na realização de cirurgias eletivas.

De acordo com o MP, foram encaminhados à Justiça documentos emitidos pelo hospital que mostram a suspensão de mais de 50 procedimentos, no período de 1 a 28 de agosto deste ano, por falta de materiais mínimos para a efetivação das cirurgias.

Ainda segundo o Ministério, a situação foi constatada durante inspeção ao complexo hospitalar, na última quarta-feira (11), realizada pela 48ª promotora de Justiça em substituição, Jovana Maria Silva Tabosa, juntamente com representantes do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM).

No dia da visita, segundo a petição, dos 19 procedimentos cirúrgicos agendados pelo hospital, apenas sete haviam sido realizados. Os outros 12 foram suspensos por falta de equipamentos como alicates cirúrgicos.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS