Enem 2019: professora da Paraíba dá dicas de como usar novo espaço reservado para cálculos
07/11/2019 11:48 em O que acontece..

De acordo com a professora, a novidade, além de facilitar o desenvolvimento das questões conteudistas, faz com que o aluno se sinta motivado a resolver as alternativas.

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será no próximo domingo (10) e uma das novidades da prova é um espaço reservado para cálculos da disciplina de matemática. A falta de espaço no caderno de questões era uma das principais reclamações dos candidatos. Segundo a professora de matemática Lourdes de Farias, a deficiência fazia com que os estudantes "chutassem" as respostas.

 

De acordo com a professora, a novidade, além de facilitar o desenvolvimento das questões conteudistas, faz com que o aluno se sinta motivado a resolver as alternativas. “Algumas questões não podem ser resolvidas com as lógicas matemáticas, por isso se torna muito importante o espaço exclusivo para as resoluções”, explicou.Além disso, a especialista explica que para os candidatos administrarem melhor o tempo durante a prova, o ideal é fazer uma leitura prévia das questões e responder aquelas que o aluno considera mais fáceis, e as demais se deve fazer uma segunda leitura e retirar os dados numéricos principais para depois tentar resolvê-los. Neste domingo, os candidatos terão cincos horas para concluir o exame.

 

Dicas

 

Questões de porcentagem, regra de três simples e composta, probabilidade são as que mais precisam de atenção, na prova. Na parte de estatística, os conteúdos mais cobrados são: moda, média e mediana, desvio padrão, interpretação de gráficos, função do primeiro e segundo grau e lógicas matemáticas.

A professora ressalta, também, a importância de se fazer uma breve revisão antes do exame, além de descansar e manter a calma no dia da aplicação.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS