Paraíba registra primeira morte de detento por Covid-19
O que acontece..
Publicado em 01/06/2020

Paciente cumpria pena no Presídio Romero Nóbrega, localizado em Patos. Ele estava internado no Hospital Metropolitano de Santa Rita, desde o último dia 5 de maio.

Um detento da Penitenciária de Segurança Máxima Romero Nóbrega, localizada em Patos, município do Sertão paraibano, morreu na madrugada deste domingo (31) por Covid-19. Esse é o primeiro caso confirmado de morte pelo novo coronavírus entre apenados no estado.

 

A informação foi confirmada pela Gerência Executiva de Ressocialização, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba (Seap). Conforme o órgão, Matheus Pereira da Silva, de 21 anos, estava internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, desde o último dia 5 de maio, mas não resistiu aos sintomas da doença e faleceu.

Segundo o boletim diário para casos de Covid-19 emitido pela Seap, atualizado às 13h deste domingo, pelo menos 38 casos de infecção pelo novo coronavírus foram confirmados na população privada de liberdade em penitenciárias da Paraíba. Deles, 17 estão recuperados, um está hospitalizado e um morreu.

Dos casos positivos, a maioria são detentos do Presídio de Patos, com 24 casos. Também existem casos notificados na Cadeia Pública de Cuité, com oito casos; na Penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira, com três; e na Penitenciária Padrão de Santa Rita, no Presídio do Róger e na Cadeia Pública de Queimadas, com um caso cada unidade.

As visitas em unidades prisionais do estado estão suspensas desde o dia 20 de março. Conforme o plano de contingência elaborado pela Seap, a estrutura da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice foi transformada em unidade específica para recebimento, custódia e início de tratamento de presos que apresentam sintomas da Covid-19.

O Presídio Romero Nóbrega, onde o detento que faleceu cumpria pena, passou por desinfecções após as confirmações de casos da doença. A direção do local informou que apenas a entrada de produtos e serviços essenciais é permitida.

FONTE:https://g1.globo.com

Comentários