Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho, na Paraíba
O que acontece..
Publicado em 03/06/2020

Meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que envolve, ainda, trabalhadores de saúde, idosos e povos indígenas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogado até o dia 30 de junho, na Paraíba. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

 

A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que envolve, ainda, trabalhadores de saúde, idosos e povos indígenas. Até o momento, a cobertura vacinal geral do Estado está em 78,48%, um total de 851.697 doses aplicadas. Ao todo, 82 municípios paraibanos já atingiram as metas.

Até o momento, o balanço da Campanha de Vacinação contra a Gripe na Paraíba está assim: foram vacinados 108% dos trabalhadores de saúde; os idosos atingiram 106,58% da meta; indígenas estão com 83,15%; 55,69% puérperas já se vacinaram; crianças estão com 50,97% da meta; gestantes atingiram 46,86% e, com o menor número doses aplicadas estão os adultos de 55 a 59, com 42,47%.

“A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza. Nesta reta final, todas as pessoas não vacinadas que fazem parte de algum grupo prioritário podem se vacinar e é fundamental que estas procurem os postos de saúde. O Ministério da Saúde ampliou o prazo da campanha porque muitos Estados estão com baixo alcance da meta. A Paraíba tem menos de 12% para atingir, mas alguns grupos isolados estão com o percentual muito abaixo do esperado”, informou a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga.

João Pessoa

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa orienta que aquelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram, procurem um dos pontos de imunização para tomar a vacina. Veja quais são os atuais pontos de vacinação.

No último balanço, em 28 de maio, 217,9 mil pessoas tinham recebido a vacina em João Pessoa, o que representa 85,86% da população (246 mil) que compõe o público-alvo. As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 7h às 11h e das 12h às 16h, Policlínicas Municipais, das 7h às 17h, e Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 15h50.

Nesta terceira e última etapa da Campanha, devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, além de adultos de 55 até 59 anos. Para ser imunizado, o usuário deve comprovar que está inserido no grupo prioritário no momento da imunização.

 

Campina Grande

 

A Secretaria de Saúde de Campina Grande também prorrogou a Campanha de Imunização contra a Influenza no município. O objetivo é imunizar o máximo possível de pessoas.

Campina Grande já imunizou mais de 90 mil pessoas. Na cidade, mais de 122 mil fazem parte dos grupos prioritários e o objetivo é vacinar pelo menos 90% desse público. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e a influenza B. Apesar de não proteger contra a Covid-19, a vacina é importante para fortalecer a imunidade das pessoas mais vulneráveis.

Neste momento, a vacinação está sendo ofertada nos Centros de Saúde para todas as pessoas dos grupos do público-alvo da campanha que ainda não se vacinaram, que são os idosos, trabalhadores em saúde, doentes crônicos, profissionais de segurança, crianças, gestantes, pessoas com deficiência e professores. Algumas Unidades Básicas de Saúde também seguem com o seu cronograma de vacinação.

Fonte:https://g1.globo.com

Comentários