As ações propostas pelos documentos foram elaboradas com base em orientações técnicas e legais referentes à prevenção e o controle do novo coronavírus no Brasil, a partir de experiências positivas de outros estados e municípios.
“Para que possamos chegar à meta, que é a bandeira verde, é preciso adaptar as atividades da sociedade civil. E, para isso, o Estado passa a publicar cartilhas com orientações específicas de cada setor, explicando como deve ser o funcionamento de forma protegida em alinhamento com cada uma das bandeiras”, esclareceu o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.As cartilhas mostram, em geral, o protocolo sanitário adequado e específico para cada setor, conforme as suas particularidades.
Cartilha para a população
A cartilha voltada à população contém recomendações sobre uso do transporte público; uso, lavagem e descarte corretos das máscaras; cuidados em casa; e de ações de isolamento para pessoas com sintomas de contaminação pela Covid-19.
A cartilha para o comércio indica recomendações de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; e comunicação.
As orientações variam para lojas, shoppings, galerias; comércios atacadista e varejista; venda direta; e de porta em porta.
Cartilha para escolas e cursos de formação cultural
A cartilha com recomendações para escolas e cursos de formação cultural apontam medidas de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.
Cartilha para setores de beleza e estética
A cartilha com recomendações para segmentos de estética e beleza também indicam medidas de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.
Cartilha para segmento automotivo
A cartilha com recomendações para o setor automotivo aponta ações de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.
As medidas variam para estabelecimentos que realizam a manutenção, produção e distribuição de veículos automores.
Cartilha para setor de infraestrutura
A cartilha com recomendações para o setor de infraestrutura orienta sobre ações de distanciamento social; higiene pessoal; limpeza de ambientes; comunicação; e monitoramento de condições de saúde.
As medidas são recomendadas para a construção civil , energia elétrica, gás natural e/ou gás liquefeito de petróleo - GLP, saneamento, limpeza urbana e resíduos sólidos.
FONTE:https://g1.globo.com