CRM-PB interdita eticamente o Hospital de Ortotrauma de Mangabeira em João Pessoa
28/08/2020 16:47 em O que acontece..

Interdição anunciada nesta sexta-feira (28) começa a valer a partir da 0h de sábado (29). O procedimento não afeta os pacientes internados, mas impede novas internações.

O Hospital de Ortotrauma de Mangabeira, em João Pessoa, foi interditado eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) nesta sexta-feira (28) por falta de condições de trabalho aos médicos da unidade. A interdição começa a valer a partir da 0h deste sábado (29).

A Secretaria Municipal de saúde informou que ainda não foi oficialmente notificada da interdição, mas que já enviou a escala médica solicitada e que está providenciando outros pedidos do conselho.

O diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, explicou que a interdição ética impede que o hospital receba novos pacientes. “A interdição feita pelo CRM da Paraíba não vai comprometer os pacientes que já estão internados, as cirurgias que devem ser realizadas, ela impede o ingresso de novos pacientes”, explicou.O CRM da Paraíba havia feito uma vistoria no hospital, conhecido popularmente também como Trauminha, na segunda-feira (24) e identificado cerca de 16 irregularidades graves.

Além dos problemas que comprometem o ato médico, como a falta de escala, medicamentos, materiais e equipamentos. O local também apresenta problemas na estrutura física, com precárias condições de higiene em quartos e banheiros.Principais inconformidades encontradas no Trauminha:

 

  1. Escala médica incompleta, especificamente nos sábados e domingos, tendo apenas um médico para atender sozinho as salas vermelha e verde, além da urgência;
  2. Falta de medicamentos (Antibióticos, Anti-inflamatórios, Anticoagulantes);
  3. Falta de material cirúrgico (Telas, órteses, próteses, gazes, luvas, drenos, campo cirúrgicos, roupas, fios cirúrgicos);
  4. Quantidade insuficiente de equipamentos para atender a demanda (capnógrafos, monitores e respiradores);
  5. Ambiente inseguro (relatos de agressão e de consumo de substâncias ilícitas no interior da unidade);
  6. Consultório médico sem maca para examinar paciente;
  7. Pacientes com cirurgia infectada na mesma enfermaria de pacientes com cirurgia limpa;
  8. Mais de sete dias para a realização de cirurgias;
  9. Leitos sem lençóis;
  10. Falta de higiene nos quartos e banheiros, com mofo e presença de insetos;
  11. Estrutura física das enfermarias em péssimas condições, com banheiros necessitando de reparos;
  12. Iluminação insuficiente nas enfermarias para a realização de procedimentos técnicos;
  13. Falta de privacidade (Apesar das enfermarias estarem separadas por sexo, os acompanhantes são, na grande maioria, do sexo oposto);
  14. Cadeiras de rodas para transporte dos pacientes com defeitos;
  15. Enfermarias sem ventilação, sendo utilizado grande números de ventiladores levados pelos acompanhantes;
  16. Leitos com defeitos (camas sem elevação de cabeceiras).
  17. FONTE:https://g1.globo.com
 
COMENTÁRIOS