Governador desmembra secretaria entre Planejamento e Finanças na PB.
Economia
Publicado em 11/11/2016

Medida Provisória com mudança foi publicada no Diário Oficial desta sexta.
Amanda Araújo assume Finanças; Tárcio Handel pediu exoneração.

Uma Medida Provisória do governador Ricardo Coutinho (PSB) desmembrou a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças da Paraíba em duas pastas. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (11) e converte a secretaria em Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e Secretaria de Estado das Finanças (SEFIN).

Com a mudança, Amanda Araújo Rodrigues, assume a Secretaria de Finanças. Ela ocupava a secretaria executiva do Empreendedorismo desde maio.

Já o secretário Tárcio Handel Pessoa, que era o titular da pasta acumulada desde dezembro de 2014, quando o governo fez uma reforma administrativa com fusões de pastas, pediu exoneração do cargo após o anúncio da separação. Apesar da decisão, o Tárcio Handel afirmou, ainda, que deixou o governador à vontade para mexer nas peças. “Acho que cumpri minha missão. Dei minha contribuição da melhor forma possível. Afinal, saímos vivos da tempestade, agora a tendência é melhorar”, concluiu.

De acordo com a publicação, com o desmembramento, a Seplag continua responsável pela condução do planejamento e execução das leis orçamentárias, promovendo a racionalização dos custos e implantando um novo sistema de governança. Já a nova secretaria, Sefin, passa a cuidar prioritariamente das finanças do Estado.

 

Ricardo Coutinho argumenta que “a situação de dificuldade econômica do país acabou por maximizar as demandas relacionadas com as atribuições inerentes às finanças dentro da Seplag, engessando-a e reduzindo o seu potencial que deveria estar voltado para desenvolver instrumentos fortalecedores da boa governança na gestão pública”.

Fonte:http://g1.globo.com

 

Comentários