Inquérito do MPF vai investigar situação precária em ponte da BR-412, no Sertão da Paraíba
29/09/2020 15:20 em O que acontece..

Órgão federal admite estado crítico da ponte que atravessa o rio Taperoá, mas ainda não iniciou obra de reparo, o que gerou o inquérito civil público.

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil público para investigar as causas da deterioração de uma ponte localizada no município de São João do Cariri, na Paraíba, e que faz parte da BR-412. A ponte está localizada no rio Taperoá e a portaria que institui a ação está publicada no Diário do Ministério Público Federal Eletrônico desta terça-feira (29).

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de impensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas as ligações não foram atendidas.

Segundo o inquérito, que é assinado pela procuradora da República Janaína Andrade de Sousa, o próprio Dnit já admitiu que a ponte está em situação "precária" e apresenta falhas em questões como estabilidade e conservação, apresentando uma "nota 1" que equivaleria a um "nível crítico".

Ainda em 18 de março deste ano, o MPF já havia apresentado uma recomendação para que o órgão do Governo Federal tomasse todas as providências necessárias para restaurar e recuperar a ponte com urgência, dando um prazo de 30 dias para que o Dnit se manifestasse sobre a questão.

O Dnit, à época, se comprometeu a iniciar o processo licitatório para a obra, mas após 90 dias isso ainda não tinha acontecido. O MPF então questionou o fato ao órgão, que não respondeu. Foi quando a procuradora decidiu instautar o inquérito.

Fonte:https://g1.globo.com

Órgão federal admite estado crítico da p
COMENTÁRIOS