Biliu de Campina e Luizinho Calixto entram para o registro de Mestre das Artes da Paraíba
O que acontece..
Publicado em 23/10/2020

Lei Canhoto da Paraíba visa proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais do nosso Estado.

Um decreto legislativo publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial do Estado (DOE) Inclui no Registro de Mestre das Artes –Canhoto da Paraíba –(Rema), os nomes dos músicos e compositores paraibanos, Luisinho Calixto e Biliu de Campina.

 

A Lei nº 7.694 de dezembro de 2004, também conhecida como “Lei Canhoto da Paraíba”, visa proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais do nosso Estado. Através do Registro no Livro de Mestre das Artes (REMA), pessoas que contribuam há mais de 20 anos com atividades culturais na Paraíba, nas áreas de dança, brincadeiras, músicas, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral receberam e repassam para as novas gerações, recebem o título de “Mestres e Mestras” ao terem suas artes reconhecidas.

O decreto legislativo foi votado nesta quinta-feira (22). O mestre da cultura popular é uma pessoa que faz a cultura popular da Paraíba seja na dança, brincadeiras, música, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral receberam e repassam para as novas gerações. Há muitos mestras e mestres que nem se auto reconhecem responsáveis por um conhecimento e por isso precisam ser protegidos e favorecidos.

FONTE:https://g1.globo.com

 
Comentários