Rama Dantas promete destinar 2% do PIB de João Pessoa para o transporte público, em entrevista à CBN
26/10/2020 11:39 em O que acontece..

A professora Rama Dantas, candidata à Prefeitura de João Pessoa, prometeu que vai destinar 2% do PIB de João Pessoa para o transporte público da capital. “Primeiro é preciso dizer que com relação aos transportes e mobilidade urbana, precisamos ter transporte e mobilidade para quem realmente necessita. Precisamos entender que quando propomos uma estatização total do sistema, é entender que o que transporte público precisa estar voltado para quem precisa. Então defendemos uma empresa de transporte público, pautado no fim do lucro e é daí que vamos tirar o dinheiro”, declarou em entrevista à CBN nesta segunda-feira (26).

No primeiro bloco, a candidata explicou que quer ser prefeita de João Pessoa porque tem o sentimento de mudar sua vida e a vida das pessoas da sua classe. “Me coloco nesse critério. É o sentimento que me leva ao processo eleitoral, o sentimento de transformar a vida das pessoas, a vida do povo, construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, que rompa com a lógica dessa sociedade, pautada no lucro e não na vida das pessoas”, detalhou.

Ainda sobre o transporte público, Rama Dantas explicou que defende o fim das grandes empresas que lucram, segundo ela, às custas dos trabalhadores. “Estamos no período de pandemia onde os pequenos comerciários que garantem a maioria dos empregos são os mais prejudicados. Queremos o fim das multinacionais, dos bancos, a gente quer sim o fim dessas empresas, o fim desses bancos que só lucram e enriquecem às custas das pessoas. Não vamos aqui exterminar a iniciativa privada, mas vamos garantir, sim, que a riqueza seja usufruída por João Pessoa”, enfatizou.

 

Conforme a candidata, a sua política enquanto prefeita de João Pessoa será voltada aos pilares da mobilidade urbana, saúde, educação e habitação, na qual esta última irá receber 10% do PIB João Pessoa, sendo todas as questões pautadas nos conselhos populares.

Na área da segurança pública, a candidata promete unir as polícias com a guarda municipal. “Defendemos uma polícia que seja pautada com as regras do cidadão civil, que ele possa de organizar. Não tem como fazer segurança só em João Pessoa sem a Polícia Militar, não se faz uma segurança só com a guarda municipal. Tanto a guarda municipal e a PM têm que estar submetidas aos conselhos populares, porque eles que vão dizer quais são as necessidades daquele bairro”, explicou.

Rama Dantas explica que o processo vai funcionar da seguinte forma, caso eleita: os conselhos populares de cada bairro vão definir o que é necessário para aquele local. Por exemplo: se a população de determinado bairro decide que a guarda municipal deve atuar de forma preventiva, será dessa forma. Se acreditam que o melhor é armar a guarda municipal, deverá seguir desta forma. Os conselhos populares serão assembleias populares em cada bairro.

Sobre os servidores públicos, Rama Dantas promete valorizar os servidores públicos, realizar concursos para acabar com a precarização dos prestadores de serviço e fazer um reajuste salarial para algumas categorias. “É garantir a necessidade real da categoria. Não podemos ter agentes de saúde, agentes educacionais, que ganham um salário mínimo, isso é um absurdo. Garantir no mínimo o piso dos trabalhadores em educação”, frisou.

De acordo com a candidata, a sua política será de urbanização para a cidade, e não de “construir calçadinha". “Nesse processo eleitoral precisamos ver bem os candidatos, preste atenção no que eles fizeram e não fizeram, vamos construir uma alternativa revolucionária, vamos votar numa candidatura de classe, uma mulher negra”, finalizou.A ordem dos candidatos na sabatina foi definida por sorteio, com as equipes de campanha. Todos os entrevistados têm 30 minutos para falar de projetos, experiência administrativa e planos que pretendem colocar em prática.

Veja a ordem dos candidatos:

 

 

A entrevista é ancorada pela jornalista Carla Visani e conta com a participação dos também jornalistas Suetoni Souto Maior, da CBN, e Laerte Cerqueira, da TV Cabo Branco. O conteúdo foi transmitido pela rádio e exibido em vídeo no Youtube, acessível por meio do Jornal da Paraíba. O áudio fica disponibilizado, ainda, no site da CBN Paraíba.

Os ouvintes podem participar mandando perguntas para a produção, através do WhatsApp (83 8132-4088).

Fonte:https://g1.globo.com

 
COMENTÁRIOS