Consumidor pode comparar os preços no dia da promoção.
Black Friday acontece na próxima sexta-feira (25).
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) divulgou uma pesquisa com os preços praticados pelas lojas de João Pessoa que estão anunciando participação no Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (25). A lista mostra os preços dos produtos mais procurados, uma semana antes da Black Friday, e ajuda os consumidores a monitorarem se os descontos, no dia da promoção, são verídicos.
Os preços nas lojas virtuais também vão monitorados para verificação da veracidade dos descontos anunciados.
O Black Friday é uma ação de consumo que se caracteriza por oferecer grandes promoções em diversas lojas - virtuais e físicas. Segundo Marcos Santos, secretário do Procon-JP, o objetivo da fiscalização é inibir possíveis enganações. Ele esclarece que foram levantados preços de 410 itens em nove lojas do comércio da capital desde o dia 1º de novembro.
“Há mais de 15 dias que estamos trabalhando nessa lista, mas salientamos que as lojas não são obrigadas a dispor de todos os seus produtos para a promoção, por isso o consumidor deve ficar atento na hora de comprar. Nossa lista é geral e pode ou não entrar na promoção”, explicou.
A pesquisa levantou preços de produtos como aparelho celular, fogões, geladeiras, microondas, máquinas de lavar, ventilador e ferro de passar, que são bastante procurados nestas promoções. Marcos Santos adianta aos consumidores que estão se programando para aproveitar os descontos oferecidos durante o Black Friday para que prestem atenção ao preço do produto anterior à promoção.
“Alertamos para ficarem atentos para as fraudes nesses momentos de grandes promoções. Existe o risco dos produtos terem o valor aumentado um pouco antes do dia da promoção anual, parecendo que o desconto é muito maior do que é na realidade, daí preparamos essa lista de preços nas lojas do comércio pessoense”, explicou o secretário.
O titular do Procon-JP acrescenta que o Black Friday vem crescendo a cada ano no Brasil e, toda vez que ocorre, há sempre denúncia de fraudes nos descontos. “Já constatamos que alguns lojistas se aproveitam da boa-fé do consumidor neste momento porque sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano”, disse.
Em relação à internet, o Procon-JP aconselha que o consumidor dê preferência a sites com boa reputação no mercado e desconfie de ofertas muito abaixo do padrão de mercado. “As pessoas devem conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato), e entrar logo em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algum problema durante a transação”, alertou.
Fonte:http://g1.globo.com