Prefeito de João Pessoa assina termo com MEC para implantação de escola cívico-militar
O que acontece..
Publicado em 28/12/2020

João Pessoa foi selecionada em fevereiro deste ano para ser incluída no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) do governo federal.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), assinou junto ao Ministério da Educação um termo de adesão para participar do programa para a implementação das Escolas Cívico-Militares na capital. João Pessoa foi selecionada em fevereiro deste ano para ser incluída no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) do governo federal. O termo de adesão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (28).

 

Na Paraíba, apenas a Escola Caixa Escolar Chico Xavier, situada no bairro Jardim Oceania, foi selecionada da gestão municipal de João Pessoa para participar do novo programa do Ministério da Educação. Conforme o extrato do termo de adesão, com a assinatura, a prefeitura da capital manifesta o interesse em aderir ao Programa, na modalidade de Disponibilização de Pessoal no ano de 2020, cujos compromissos serão detalhados no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Educação.

O Pecim foi lançado em setembro de 2019, numa parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. A proposta do governo é usar as Forças Armadas em funções administrativas e na gestão nas escolas com o objetivo de melhorar os resultados das avaliações educacionais. Cada escola vai receber R$ 1 milhão para implementar o projeto, de acordo com o MEC.

 

Segundo o Ministério da Educação, as ações das escolas cívico-militares vão se concentrar em três principais áreas:

 

  • Educacional: atividades para fortalecer valores “humanos, éticos e morais” e incentivar a formação integral dos alunos.
  • Didático-pedagógica: atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
  • Administrativa: ações para melhorar a infraestrutura e organização das escolas.
  • Fonte:https://g1.globo.com
Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (28).
Comentários