A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba divulgou nesta terça-feira (19) a quantidade de pessoas de cada município que vão receber a dose de vacina contra a Covid-19 em cada cidade do estado. A campanha de vacinação foi iniciada nesta terça e, bem como a distribuição das doses dos imunizantes para todos os 223 municípios paraibanos.
A divisão da vacina, segundo explicou o governador João Azevêdo (Cidadania), segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde em relação aos novos grupos prioritários diante do número reduzido de doses que foi remetidos ao estado.
O maior volume da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac, será destinada aos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, que compreende a capital, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, e para as cidades de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, no Litoral Norte do estado, devido ao número de indígenas que serão vacinados nesta primeira etapa.
Na região Metropolitana de João Pessoa, um plano já foi traçado para agilizar a aplicação da vacinação no público-alvo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a cidade de Bayeux vai vacinar 1.338 pessoas, Santa Rita 1.796 vão receber as doses e Cabedelo deve vacinar 854 pessoas com a CoronaVac.
De acordo com o plano inicial, 54.719 pessoas devem receber as primeiras doses da vacina, sendo 42.925 trabalhadores da saúde, 10.432 indígenas aldeados e 1.342 pessoas idosas em instituições, atendendo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.