São João 2021 de Campina Grande: a três meses de junho, prefeitura ainda avalia como realizar festa
03/03/2021 11:07 em O que acontece..

Prefeitura diz que, no momento, prefere voltar a atenção para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Possibilidade é de que evento aconteça em formato híbrido.

Há quase dois anos o Parque do Povo do Povo, em Campina Grande, não é palco para a alegria das festas juninas. Por causa da pandemia de Covid-19, o evento não aconteceu em 2020. E faltando exatamente três meses para junho, quando começam as comemorações do São João no Nordeste, o município ainda avalia como e se vai realizar a festa.

 

Em nota, divulgada na terça-feira (2), a prefeitura informou que não há posicionamento sobre o cancelamento do evento, mas que também não existem possibilidades de que ele aconteça em formato totalmente presencial devido à pandemia.

No ano passado, com a incerteza sobre o avanço da Covid-19 no país, os festejos foram adiados para outubro. Mas, diante do cenário epidemiológico provocado pelo novo coronavírus, foram cancelados definitivamente pela primeira vez em quase 40 anos.

Em ambos os cenários, os segmentos que trabalham na concretização do São João de Campina Grande amargaram a falta de trabalho, que muitas vezes, representa para eles um faturamento para o ano inteiro.

A prefeitura informou que, no momento, prefere voltar as atenções para a campanha de vacinação contra a Covid-19, que começou na cidade no último dia 19 de janeiro. Outra prioridade seria o reforço e fiscalização de medidas preventivas à disseminação da doença.O pronunciamento afirma que o prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima (PSD), não anunciaria o cancelamento do festejo, conhecido como “O Maior São João do Mundo”, sem antes ouvir e discutir a decisão com os segmentos que contribuem para a realização da festa.

Nesse caso, a avaliação do cenário seria feita entre a área de turismo, empresas patrocinadoras e setores envolvidos diretamente na organização e realização do evento, que dura 30 dias.

O município alega também que desde janeiro de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico se reúne com os segmentos mencionados.

Desses encontros, teria surgido um projeto de realização da festa em três possíveis cenários da pandemia. Os modelos, no entanto, não foram divulgados.As propostas, segundo explicou a assessoria de comunicação do prefeito, consideram um formato descentralizado e uso da internet, assim como as atividades desenvolvidas no período natalino de 2020.

O presidente da Associação de Comerciante do Maior São João do Mundo, Lucinei Cavalcanti, disse ao G1 que a entidade não foi procurada pela prefeitura para conversar sobre o tema.

O representante reconhece as dificuldades que a categoria enfrenta desde o começo da pandemia. Mas afirma que a maioria entra em consenso sobre a realização da festa apenas de forma segura, quando a transmissão do novo coronavírus estiver controlada.

 

Já a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), por meio de seu diretor de eventos, Gil Sousa, informou que existem duas propostas para as apresentações dos grupos.

Se o evento acontecer de forma presencial, os quadrilheiros devem se apresentar no local em que a festa acontecer. Se a escolha for a modalidade remota, os espetáculos devem ser transmitidos pela internet.

Para os dois cenários, a intenção é resgatar os modelos tradicionais de quadrilhas juninas. As negociações estão sendo feitas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

FONTE:https://g1.globo.com

 
COMENTÁRIOS