Apesar de não haver previsão concreta para o início da vacinação de pessoas com comorbidades, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) prevê que a imunização aconteça por idade decrescente (de 59 a 18 anos), à medida que novas doses cheguem à Paraíba. Portanto, o critério não será o tipo de comorbidade, mas sim a idade da pessoa.
O Plano Operacional da Estratégia de Vacinação a Covid-19 da Paraíba indica que as pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico, ou seja, atestado original, que prove o quadro clínico apresentado, para receber a vacina.Eventualmente, também poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas unidades de saúde que acompanham o paciente. Receituário médico original, que comprove o uso de medicamentos específicos para tratar a doença, também poderá ser apresentado.
A fiscalização para proibir a apresentação de atestados falsos deve ficar a cargo dos municípios, segundo a SES. A emissão e apresentação de falso atestado são considerados crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, podendo implicar em prisão, de um mês há um ano.
Lista de comorbidades priorizadas na vacinação contra a Covid-19
- Diabetes melitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade
- Doenças cardiovasculares
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down