O café é uma bebida rica em vitaminas e minerais e, por isso, tem o poder de ser antioxidante, conforme explicou a nutricionista Érica Nóbrega, em entrevista ao Bom Dia Paraíba, nesta quarta-feira (14), no Dia Mundial do Café. De acordo com a especialista, “por ser antioxidante, o café é maravilhoso pro coração e muito interessante para imunidade”.
Além disso, Érica citou um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que mostra que o café eleva em 13% a longevidade da mulher e 10% do homem.
Outro estudo muito interessante, de acordo com a nutricionista, mostra que o café estimula o funcionamento da dopamina, que no caso de quem sofre com a doença de parkinson, tem o nível baixo. “Não é preciso consumir muito, em torno de cinco xícaras por dia para ter esse benefício”, afirmou.
Em relação à memória, Érica explicou que o café melhora a relação de memória de 24 horas, por deixar a pessoa em “alerta”.
Além de todos os benefícios citados, a nutricionista também falou da cafeína como ajudante no emagrecimento. Por ser termogênico, o café é incluído em muitas bebidas consumidas por esportistas na academia.A respeito do descafeinado, Érica Nóbrega explica que ele deve ser opção para quem tem sensibilidade à cafeína, como por exemplo, pessoas que ao tomar café, tem o aumento da pressão arterial. Quem sofre com problemas do sono e estômago também devem priorizar o consumo do descafeinado.
FONTE:https://g1.globo.com