Hospital no Sertão da Paraíba tem leitos de UTI que não funcionam por falta de profissionais, diz CRM
04/05/2021 15:31 em O que acontece..

Fiscalização do Hospital Regional de Picuí aconteceu nesta terça-feira (4). Há equipamentos e ambiente adequado ao atendimento, mas falta contratação de pessoal, segundo o CRM-PB.

O Hospital Regional de Picuí, no Sertão da Paraíba, foi fiscalizado nesta terça-feira (4) pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB). Segundo a entidade, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local existe e tem condições estruturais de receber paciente, mas não está funcionando por falta de profissionais.

 

Ao G1, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o trâmite para abertura do processo seletivo para contratação de equipe médica está em processo e deve ser publicado em breve.

Segundo o CRM-PB, o hospital funciona de maneira organizada e realiza diversos procedimentos médicos, como cerca de 50 partos por mês. A unidade também obedece o fluxo de atendimento para pacientes com suspeitas de Covid-19 da região, com equipamentos de proteção individual adequados.

No entanto, mesmo possuindo estrutura física e equipamentos necessários para atender pacientes que necessitem de tratamento em UTI, não há profissionais para a demanda.

“O hospital funciona de forma muito organizada. Com a inauguração da UTI, a unidade poderia atender doze municípios da região, cerca de 100 mil habitantes. Já há estrutura e equipamentos, mas faltam recursos humanos e recursos financeiros garantidos para a manutenção da UTI”, destacou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.A UTI tem equipamentos como marcas elétricas, ventiladores pulmonares, gás centralizado e bombas de infusão e transporte de emergência, mas falta gasômetro, medicações específicas e a contratação de pessoal.A Central de Materiais de Esterilização (CME) também não está funcionando por falta de instalação elétrica e esgoto adequado.

“A direção geral e técnica do hospital tem trabalhado para manter a unidade funcionando de forma adequada. Seria importante essa contrapartida da gestão estadual para inaugurar a UTI e a CME o mais breve possível”, disse Bruno Leandro.

Atualmente, o Sertão da Paraíba tem 71% de ocupação de leitos de UTI, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na segunda-feira (3). Ao todo, a Paraíba tem 295.458 casos de Covid-19 e 6.872 mortes pela doença.

Fonte:https://g1.globo.com

 
COMENTÁRIOS