Reflexo da vacinação: mortes por Covid-19 têm queda superior a 90% nos primeiros dias de janeiro, na PB
12/01/2022 10:52 em Saude e Bem Estar

Queda é vista quando os dados são comparados com o mesmo período do ano passado.

Os primeiros dias de 2022 atestam uma redução que ultrapassa os 90% das mortes por Covid-19 na Paraíba. A queda é vista quando os dados são comparados com o mesmo período do ano passado. Nos onze primeiros dias de 2021 foram 152 mortes pela doença, este ano o número caiu para 13.

 

O balanço das mortes no período de um ano foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, e o órgão atribui a queda nos índices de mortes ao avanço da campanha de imunização contra Covid-19. No estado, as vacinas já estão disponíveis para quase todos os públicos, tendo o início da imunização de crianças previsto para esta quinta-feira (13).A imunização contra o novo coronavírus teve início no dia 19 de janeiro de 2021. Em dezembro, a contabilização dos dados sobre vacinas foi afetada por uma instabilidade nos sistemas do SUS. Com isso, a última atualização, feita há mais de um mês, registrou que a Paraíba possui mais de 60% da população vacinada com duas doses ou dose única.

Entre as 13 mortes registradas nestes primeiros dias de 2021, duas pessoas tinham menos de 50 anos e sem comorbidades. As outras onze vítimas eram, em sua maioria, com idade superior a 70 anos e todas tinham doenças preexistentes. Destes onze primeiros dias, em três deles não houve registro de mortes.

Até o momento, a Paraíba já perdeu, ao todo, 9.609 pessoas acometidas pelo coronavírus.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS