As eleições deste domingo (2) definiram a nova composição da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que conta com 36 deputados estaduais. Apenas seis mulheres foram eleitas, o que representa cerca de 16% da bancada. Em relação a 2018, esse número se manteve. A média de idade entre os eleitos é de 49 anos.
O Republicanos, com 8 deputados, foi o partido que mais elegeu representantes para a Câmara Estadual.
Em comparação com as Eleições de 2018, 22 candidatos foram reeleitos e 14 novos foram eleitos. A renovação na ALPB é de quase 39%: dos 14 novos parlamentares, 11 nunca foram deputados estaduais e três estão retornando à casa.
Conforme a declaração de etnia dos candidatos, 23 candidatos se declararam brancos (63,8%). Apenas Tião Gomes (PSB) e Cida Ramos (PSB) se autodeclararam pretos. O restante declarou etnia parda.
O candidato mais votado foi Adriano Galdino (Republicanos), com 59.329 votos, seguido de Wallber Virgolino (PL), com 49.419 votos, e Felipe Leitão (PSD), com 48.277 votos.
"Eu saberei honrar cada voto, darei o meu melhor para fazer uma Paraíba melhor e mais justa para todos. Foi muito bacana, fui eleito o deputado mais votado da Paraíba, com mais votos, isso mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido pela maioria do povo paraibano. Obrigado, Paraíba, conte comigo", declarou Adriano Galdino.
Dos 36 deputados estaduais da Paraíba, a maior bancada eleita neste domingo foi a do partido Republicanos, com oito parlamentares:
- Adriano Galdino - Reeleito
- Wilson Filho - Reeleito
- Jutay Meneses - Reeleito
- Branco Mendes - Reeleito
- Márcio Roberto - Já foi deputado estadual e retorna ao cargo
- Francisca Mota - Já foi deputada estadual e retorna ao cargo
- Danielle do Vale - Novata
- Michel Henrique - Novato
- Tião Gomes - Reeleito
- Júnior Araújo - Reeleito - Reeleito
- João Gonçalves - Reeleito
- Hervázio Bezerra - Reeleito
- Tanilson Soares - Novato
- Chico Mendes - Novato
- João Paulo - Novato
- Dra. Paula - Reeleita
- Galego de Souza - Reeleito
- Dra. Jane Panta - Reeleita
- Camila Toscano - Reeleitao
- Tovar Correia Lima - Reeleita
- Fabio Ramalho - Novato
- Walber Virgolino - Reeleito
- Caio Roberto - Reeleito
- Sargento Neto - Novato
- Taciano Diniz - Reeleito
- George Morais - Novato
- Gilbertinho - Novato
- Cida Ramos - Reeleita
- Luciano Cartaxo - Já foi deputado estadual e retorna ao cargo
- Anderson Monteiro - Reeleito
- Dr. Romualdo - Novato
- Eduardo Carneiro - Reeleito
- Dr. Eduardo Brito - Novato
A maior parte dos novos deputados são ex-prefeitos de cidades paraibanas. Alguns deles entregaram o mandato neste ano para enfrentar a disputa. Outros já foram gestores e obtiveram êxito no pleito para um mandato de deputado estadual.
Dentre os ex-prefeitos novatos, o mais votado foi o ex-prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho (PSDB), que obteve 48.259 nas urnas. O tucano foi mais votado que outros correligionários com mandato, como Camila Toscano e Tovar.
Também foram eleitos os ex-prefeitos de Boqueirão e de São José de Piranhas, respectivamente, João Paulo (PP) e Chico Mendes (PSB). Além deles, seguem a lista, Dr Romualdo (MDB), que é ex-prefeito de Congo; Drº Eduardo Brito (SD), ex-gestor de Mamanguape; e Gilbertinho (União), ex-prefeito de Lagoa.Além dos novatos, três ex-deputados que também são ex-prefeitos municipais conseguiram retornar à Assembleia Legislativa. Um deles é o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Márcio Roberto, atualmente filiado ao Republicanos, também obteve sucesso no retorno à Assembleia Legislativa. Ele já foi deputado estadual e comandou o município de São Bento.
Do mesmo partido, Francisca Motta (Republicanos), que foi deputada por cinco mandatos e administrou o município de Patos. Atualmente filiada ao Republicanos, ela recupera um espaço deixado no grupo após a eleição de Nabor Wanderley a prefeito de Patos.
Os deputados que também foram prefeitos e que garantiram a reeleição no pleito desse ano são: Adriano Galdino (Pocinhos); Tião Gomes (Areia); Anderson Monteiro (Esperança); Galego de Sousa (São Bento); Branco Mendes (Alhandra) e Chió (Remígio).
FONTE:https://g1.globo.com