A história do hit, que viralizou com Richarlison ainda em 2021 mas tomou força após os dois gols do jogador na partida de abertura da Copa, contra a Sérvia, começa no disco “Morar no Cabaré”, lançado em setembro de 2000 por Ton Oliveira, compositor de Campina Grande e também autor de “Paraíba Jóia Rara”, música reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A música estourou no Nordeste, principalmente no período do São João, e chegou a ser regravada por artistas como Sirano e Sirino, Frank Aguiar e Aviões do Forró, ao longo da década.Longe dali, no tempo e no espaço, um compositor de funk foi apresentado ao forró de Ton Oliveira por um amigo, hoje sócio. “DJ Selminho me apresentou a música em 2010, lá no estúdio, e na hora eu montei um funk. Fiz uns improvisos em cima da canção e lançamos a música como ‘Vem pro Cabaré’, que na época bombou muito nos bailes aqui do Sudeste”, conta o MC Duzinho, de 34 anos, cantor, compositor e produtor musical de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.Duzinho chegou a fazer vários shows no pós lançamento da música, mas por volta de 2016, após alguns desentendimentos com a produtora, se afastou dos palcos e passou a atuar mais nos bastidores, produzindo músicas para outros MCs, em sociedade com Selminho e outro amigo, na produtora Funk das Galáxias.Mas o que nem MC Duzinho nem Ton Oliveira contavam era que Richarlison, então com 21 anos e jogador do Watford, iria conhecer a versão funk da música e começar a compartilhar trechos dela nas redes sociais. O primeiro registro foi no Twitter, em junho de 2018.
“Ele foi comentando, foi compartilhando, e começou a aparecer com mais destaque em 2021, quando ele compartilhou o agora famoso vídeo ouvindo a música com uma caixa de som. Na época deu uma estourada no número de ouvintes nas plataformas, porém quando bombou mesmo foi depois do gol contra a Sérvia, na Copa. Todo mundo resolveu ouvir na mesma hora”, conta MC Duzinho.O vídeo compartilhado pelos torcedores foi postado no Instagram de Richarlison, e chegou até o conhecimento de Ton Oliveira, que comentou que a música era dele. “Eu já conhecia a versão em funk da minha música, mas não sabia quem era o intérprete. Eu só consegui o contato dele a partir deste vídeo, e desde então temos mantido contato”, diz o paraibano.
De acordo com o compositor, MC Duzinho não chegou a pedir autorização para gravar a música, porém reconheceu a autoria de Ton Oliveira e chegou a pedir desculpas. “Ele me disse que tinha sido uma brincadeira, na época em que fez em 2010, mas depois a coisa foi acontecendo e eu aceitei as desculpas, não quis entrar com nenhuma ação contra ele até porque não existe dúvidas, por parte dele, de que eu sou o compositor”, comenta Ton Oliveira.Com a música bombando nas redes sociais, os artistas passaram a manter um contato maior e a oficialização da parte autoral da versão em funk de “Morar no Cabaré” já está em trâmite. O compositor é Ton Oliveira e MC Duzinho junto ao DJ Selminho atuam como intérpretes. A conversa, inclusive, está evoluindo para uma futura terceira versão da música, agora com a participação de todos os envolvidos. “O carinho dele [de Ton Oliveira] foi muito importante. Ele foi muito gente boa em relação a tudo isso, não ficou chateado porque usei a música dele no funk, então agora eu o convidei para a gente gravar uma nova versão. Eu e ele nos vocais e, se tudo der certo, Richarlison ainda cantando o refrão”, conta MC Duzinho.Ton Oliveira ainda não confirmou a participação, nem na nova música nem em um possível clipe que o MC está pretendendo gravar, mas já comentou sobre a nova roupagem do forró dele. “Eu fico muito feliz. É bacana ver uma obra que já tem mais de 20 anos sendo destacada por novas gerações. Admito que fiquei muito surpreso quando vi o vídeo de Richarlison curtindo uma letra que fiz há tanto tempo. Até repostei nas redes sociais”, disse.