Campanha para preservar Pico do Jabre consegue 16 mil assinaturas; local pode virar parque nacional
04/04/2016 09:28 em Geral

Criação do parque naciona teria sido levantada pelo governador Ricardo Coutinho

 

A campanha para transformar o Pico do Jabre em local permanente de preservação ambiental chegou ao fim com 16,1 mil das 25 mil assinaturas pretendidas. O Pico do Jabre é o ponto mais alto da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, e fica localizado no município de Maturéia, a 330 km de João Pessoa. A luta para preservação ganhou novos capítulos com a possibilidade da criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira, que deve abranger todo o Pico do Jabre, além de municípios vizinhos.

 

Leia mais Notícias no Portal Correio

 

A criação do parque nacional, segundo John Philip Medcraft, representante do Grupo Independente de Análise e Ação Social e Política de Patos (município próximo a Maturéia), teria sido levantada pelo governador Ricardo Coutinho.

 

De acordo com John Philip, em conversas com o grupo que defende a preservação do Pico do Jabre, o governador teria informado que fez o pedido da criação do Parque Nacional para o governo federal.

 

“Tivemos reunião com a comissão que tenta preservar o local e o governador concordo em participar de outra reunião, que deve ser realizada aqui em Patos, para tratar do assunto e fazer a entrega do abaixo-assinado. Antecipadamente, ele nos contou que fez o pedido ao governo federal para que a área se torne parque nacional. A situação, agora, seria de aguardar a resposta de Brasília”, contou John.

 

Porém, John Philip reforçou que, enquanto a situação não é resolvida, a área do Pico do Jabre continua sofrendo com a poluição, o desmatamento e a ação de caçadores.

 

“Com a crise financeira não sabemos se esse pedido vai realmente ser aceito, pois para se criar um parque nacional dessa magnitude são necessárias verbas para indenizar moradores que devem ser retirados do parque. Estamos tristes com a situação, com a demora em ações concretas e com as agressões que o Pico do Jabre sofre todos os dias, com ação dos caçadores e o desmatamento. Precisamos de mais policiamento no local”, concluiu John.

 

O Portal Correio entrou em contato com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) para saber quais são as providências que estão sendo tomadas para a preservação do Pico do Jabre e como está o pedido de criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira, mas, até o fechamento da matéria, a Sudema não respondeu aos questionamentos.

 

Portal Correio.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!