Apenas 16% dos pagamentos não foram efetuados
Durante 15 dias, a Alpi Gelateria, localizada no bairro de Campo Grande, em Santos (SP), decidiu testar a honestidade de seus clientes. Inspirado em uma experiência similar realizada pela Universidade Tecnológica Federal de Cornélio Procópio, no Paraná, e motivado pelo momento crítico da política nacional, o empresário Wilson Tanaka decidiu deixar uma geladeira repleta de picolés na calçada de seu estabelecimento, sem cadeados.
O público, então, poderia livremente escolher seu sabor preferido e deixar em uma caixinha o valor de R$ 3 por unidade. No cartaz, os dizeres: “A Alpi acredita em um País sem corrução. Pegue seu sorvete e deposite o pagamento no caixa ao lado”.
Segundo dados publicados pela própria loja em sua página no Facebook, 16% dos pagamentos foram “esquecidos”. Em outras palavras, 84% das pessoas que se submeteram à experiência foram honestos, enquanto os demais optaram pelo calote à gelateria. “Consideramos o resultado positivo, nós honestos ainda somos a maioria”, diz um post da empresa.
www.radiocaruafm.com.br
Com: extra.globo.com