Mais de 22% das famílias ainda não retirou o kit de TV digital na Paraíba, diz presidente da Anatel
02/05/2018 15:30 em O que acontece..

A menos de 30 dias para o desligamento do sinal analógico de TV, 41 mil famílias não fizeram a retirada gratuita do aparelho em João Pessoa e outras 12 cidades.

A menos de 30 dias para o desligamento do sinal analógico de televisão em João Pessoa e outras 12 cidades paraibanas, 22,1% das famílias que têm direito à retirada gratuita do kit digital ainda não buscaram o benefício, informou o presidente da Anatel, Juarez Quadros, durante uma entrevista coletiva na capital paraibana nesta quarta-feira (2).

Até o dia 30 de maio, data do desligamento do sinal, a ONG Seja Digital, responsável pela distribuição, prevê a entrega de 186 mil kits com antena digital, conversor e controle remoto para famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Deste total, foram entregues 145 mil aparelhos.

“Nesta etapa final da campanha de informação sobre o desligamento, estamos nos mobilizando para conscientizar a população destes municípios para que os kits sejam entregues em sua totalidade”, diz Juarez.

Antônio Carlos Martelleto, presidente da Seja Digital, acredita que essa parcela da população que ainda não retirou é composta de pessoas que não se interessam pelo kit porque já têm televisores com conversor, ou são pessoas que têm direito e não sabem.“É importante que todo mundo que tenha direito vá atrás e retire o kit. Se a família já tem uma TV com conversor, pode usar o aparelho em outra televisão, ou então doar para outro membro da família ou para alguma pessoa que precisa. O importante é que todas a população destes municípios tenham acesso ao sinal digital na data de desligamento do analógico”, explica.Para saber se tem direito ao kit e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos ou acessar o portal Seja Digital. Serão atendidas famílias de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Conde, Alhandra, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Sapé e Sobrado.

O sinal digital de TV vai permitir aos telespectadores assistir aos programas da televisão aberta com maior qualidade de som e imagem. O desligamento do sinal analógico também vai liberar a faixa de frequência de 700 MHz, que vai ser utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e principalmente da internet 4G.

“Essa é uma frequência baixa que tem uma boa capacidade de penetração onde há grandes estruturas de concreto, como edifícios, indo inclusive até o subsolo. Então com a liberação dela para a telefonia, as pessoas que residem ou trabalham nestes locais vão receber um sinal de telefone e internet móvel melhor. Enquanto hoje a transmissão de dados é de cerca de 15 Mbps, com a liberação vai subir para, no mínimo, 45 Mbps. Isso vai melhorar a velocidade dos downloads, por exemplo”, completa Juarez Quadros.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS