Eleitores enfrentaram filas de mais de 300 metros, que davam a volta no quarteirão, e horas de espera no último dia para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, em João Pessoa. Apesar do horário especial de funcionamento nos postos de atendimento da cidade, a demanda foi maior que o número de funcionários disponibilizados.
"Deixei pro último dia por causa de uma sacanagem de um amigo", brincou o estudante de administração Gabriel Oliveira, de 17 anos. O adolescente chegou às 9h na Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (Cenatel) e saiu às 15h45. O amigo que levou a culpa pela espera ficou junto pra ajudar a passar o tempo.
"Eu tinha combinado de vir com ele para fazer, só que ele esqueceu do combinado e veio primeiro. Por acaso, ontem, me lembrei e liguei pra ele. Ai ele disse que já tinha tirado o título e quando vi no site, era até hoje. Resolvi fazer isso logo", disse.
Apesar de não ter a obrigação de votar este ano, ele preferiu tirar o primeiro título de eleitor para caso tenha vontade de participar do pleito ainda em 2018.
A estudante de relações internacionais Ana Marina, de 19 anos, enfrentou a fila para tentar transferir o domicílio eleitoral. Ela é do Acre e está na Paraíba há dois anos, para estudar.
"Eu deixei de votar na última eleição porque não transferi o título para João Pessoa e também não tive como ir para Rio Branco fazer isso. É importante exercer o voto e caso não consiga resolver isso hoje, vou dar um jeito de votar nem que seja indo pra o Acre em outubro", comentou
Ana Marina era a última da fila de mais de 300 metros na hora que a reportagem do G1 chegou no local, às 15h30. Durante a conversa, outras seis pessoas chegaram.
Momento propício para o comércio
O comerciante Josué Barros, de 53 anos, montou o carrinho de salgados exatamente na frente da Cenatel, em João Pessoa, para aproveitar a grande movimentação de pessoas esperando na fila. Segundo ele, as vendas apenas nesta quarta-feira superaram uma semana comum na Lagoa.
"Minha base é na Lagoa, mas desde que começou esse prazo que eu venho pra cá. Chego logo cedo pra garantir a venda o dia todo. Hoje foi o melhor dia", afirmou. "Como vem muita gente, e pessoas que ficam horas aqui esperando, trouxe mais comida pra garantir desde o café até a janta do pessoal, né?", completa.
Atendimento no fim do prazo
O atendimento ocorre simultaneamente, até as 19h, na Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (Cenatel), na Rua Odon Bezerra, nº 309, no bairro de Tambiá, e no posto instalado no TRE-PB, em João Pessoa. Em Campina Grande, o único posto de atendimento é Fórum Eleitoral, no bairro da Liberdade.
Para regularizar a situação eleitoral, é necessário levar um documento oficial com foto e comprovante de residência atual. No caso de transferência, o comprovante de residência deve ser de no mínimo três meses.
O dia 9 de maio é também a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.
FONTE:https://g1.globo.com