João Pessoa confirma mais de 400 casos de dengue de janeiro a maio de 2018
13/06/2018 15:33 em O que acontece..

Secretaria de saúde diz que número é menor do que o registrado no ano passado e que casos estão controlados.

Mais de 400 casos de dengue foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa nos cinco primeiros meses de 2018. Segundo o órgão, foram confirmados 468 casos, o que representa 55% do total de 847 notificações da doença entre janeiro e maio.

De acordo com o órgão, o número de notificações e de confirmações tem caído e a tendência é de que até o fim do ano o número seja menor do que o registrado em 2017, quando foram notificados 2.384 casos e confirmados 1.712.

“No segundo semestre há uma tendência histórica em aumentar o número de notificações em relação ao primeiro, mas os casos estão controlados”, explicou Daniel Batista, gerente de vigilância epidemiológica da SMS.

O órgão explica que o Ministério da Saúde destacou João Pessoa como uma das três capitais que apresentam índice satisfatório para baixa reprodução do mosquito Aedes aegypti. Dados divulgados sexta-feira (8) apontam que a capital paraibana tem um Índice de Infestação Predial (IIP) pelo mosquito é de 0,5%, o que significa que à cada 200 imóveis, apenas um apresenta risco de reprodução.

Apesar do baixo índice de infestação e dos números controlados de casos, o gerente de vigilância ambiental de João Pessoa, Nilton Guedes, explica que é importante que a população continue mantendo os cuidados para eliminar os possíveis criadouros do mosquito, principalmente no período de chuvas.

 

A população também pode denunciar à secretaria as localidades com possíveis focos do mosquito, por meio dos números 0800-282-7959 ou 3214-5718, além do e-mail coessmsjp@gmail.com.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS