A Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, teve como objetivo de desarticular um esquema de corrupção na administração pública do município de Cabedelo.
A Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 15 sequestros de imóveis e 36 de mandados de busca e apreensãoexpedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, o presidente da Câmara Municipal e mais nove vereadores.
A medida do prefeito interino Vitor Hugo atende determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) que, nesta quarta-feira (13), se manifestou pela ilegalidade e consequente suspensão de pagamentos de servidores afastados por decisão judicial, “salvo decisão de mesma esfera em sentido contrário”.
“Entendendo a ilegalidade desses pagamentos, resolvemos, de imediato, suspendê-los, atendendo determinação do TCE e, também, em respeito ao dinheiro público e à população”, destacou o prefeito interino Vitor Hugo.