Paraíba ultrapassa meta de vacinação, mas grupo das crianças não atinge 90%
O que acontece..
Publicado em 25/06/2018

Meta de 90% foi atingida a nível estadual porque outros grupos de risco superaram a expectativa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terminou na última sexta-feira (22) e, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba atingiu a meta de vacinação, com 835,2 mil doses aplicadas, chegando a uma cobertura de 91,71% do grupo prioritário. No entanto, o grupo das crianças não conseguiu atingir a meta de 90%.

Segundo a SES, a meta de 90% foi atingida a nível estadual porque outros grupos de risco superaram a expectativa, que é feita baseada na estimativa da população. Além disso, os municípios têm um mês para alimentar o sistema, portanto, o número estadual ainda deve subir.

Cerca de 214 mil crianças foram vacinadas na Paraíba, atingindo um percentual de 82,2%. As doses aplicadas em trabalhadores de saúde ultrapassaram a cobertura de 99%, com 89,6 mil doses. E as gestantes atingiram a metade 90%, com 37,9 mil doses aplicadas.

No município de Campina Grande, a meta foi atingida em todos os grupos prioritários, chegando a uma cobertura de 92,98% de doses aplicadas, com 81,3 mil pessoas vacinadas. Em João Pessoa, no entanto, 81,8% do grupo prioritário foi vacinado, com 137,6 mil doses aplicadas. Os grupos que não atingiram a metade foram os das crianças, com uma cobertura de 56,8% até o fim do prazo final da campanha, e o de gestantes, com 70% do grupo já vacinado.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

 

Com o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Fonte:https://g1.globo.com

Comentários