Ao baixar o aplicativo, a população pode registrar várias informações
Mais funcionalidade e praticidade para obter o Cartão SUS – instrumento importante para atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um clique no aplicativo Cartão SUS Digital, as pessoas, tanto quem ainda não possui ou mesmo aquele que perdeu ou desconhece que tenha o cartão, podem ter acesso ao documento. É só baixar o aplicativo no celular e informar alguns dados. O objetivo, segundo o Ministério da Saúde (MS), é economizar os gastos com a emissão imprensa, mas também unificar todas as informações do paciente e evitar fraudes. Muitas pessoas têm mais de um cartão no País. Na Paraíba há 5.432.597 cartões para uma população de 3.972.202 (segundo estatística do IBGE 2015), o que representa em média 1,3 cartões para cada pessoa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o cartão possibilita a identificação única dos usuários do SUS, tornando possível reunir o conjunto de atendimentos realizados onde quer que aconteçam. Hoje todo brasileiro com o número do cadastro de pessoa física (CPF) válido possui o número do Cartão Nacional de Saúde, como consequência da integração da base de dados do cartão (CadSUS Web) com a Receita Federal. Todas as pessoas, inclusive as que possuem planos de saúde, devem ter o cartão, seja em mídia imprensa ou digital.
Apesar dessa ferramenta representar maior facilidade na obtenção do cartão, muitas pessoas desconhecem. Ao baixar o aplicativo, a população pode registrar várias informações como informar os medicamentos que está tomando até mesmo se tem algum tipo de alergia. Segundo o MS, o aplicativo disponibiliza ferramentas importantes como controle da aferição de pressão e medição de glicemia – essencial para quem tem diabetes e hipertensão. Ao preencher as informações, a ferramenta mostra, com auxílio de gráficos, os últimos registros de pressão máxima e mínima, bem como a evolução das taxas de glicemia.
Além disso, o cidadão também pode indicar se possui alguma alergia, se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente. Também em caso de atendimento de urgência, as unidades de saúde estão emitindo a segunda via. Além disso, pode-se emitir no setor de cadastramento municipal, que funciona no bairro da Torre, na Capital.
O Ministério da Saúde informou que o registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Além disso, será possível organizar ainda mais a rede de atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todo o País.
Radio Caruá Fm
Com: Correio da Paraiba