O prazo das inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) termina nesta sexta-feira (9). Ao todo, estão sendo ofertadas 3.565 vagas em 20 campi do instituto, distribuídos entre 18 municípios, para o período letivo 2019.1.
As oportunidades estão divididas em duas modalidades: ensino médio integrado ao técnico, voltada para quem apenas concluiu o nível fundamental, e ensino técnico subsequente, para aqueles que já terminaram o nível médio.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, anexando o histórico escolar ou documento equivalente.
Cursos técnicos oferecidos no IFPB
- Meio Ambiente;
- Recursos Pesqueiros;
- Multimídia;
- Edificações;
- Serviços Jurídicos;
- Eletromecânica;
- Informática;
- Sistemas de Energia Renovável;
- Contabilidade;
- Automação Industrial;
- Controle Ambiental;
- Eletrônica, Eletrotécnica;
- Instrumento Musical;
- Mecânica;
- Manutenção e Suporte em Informática;
- Segurança do Trabalho, Geologia;
- Agroindústria, Agropecuária;
- Serviços de Restaurante e Bar;
- Transações Imobiliárias;
- Guia de Turismo, Transporte Aquaviário;
- Mineração;
- Equipamentos Biomédicos;
- Secretariado;
- Cuidados de Idosos;
- Petróleo e Gás;
- Química.
Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, a seleção será feita com base na análise do desempenho escolar em língua portuguesa ou português, matemática, história e geografia ou disciplinas equivalentes. As notas devem ser do 8º ano do ensino fundamental II ou equivalente.
Já no caso dos cursos técnicos subsequentes, a seleção vai ocorrer por meio da análise do desempenho em língua portuguesa e matemática, cursadas no 1º e 2º ano do ensino médio ou equivalente.
Além das notas do histórico escolar nessas disciplinas, a análise poderá ser realizada com base no desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, só serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.
Segundo o IFPB, nesses processos seletivos metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para aqueles que têm renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas e pessoas com deficiência. No município de Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.
Fonte:https://g1.globo.com