Tudo começou com um encontro
Começar uma companhia em quanto estuda e ficar rico. Soa como um bom plano, não? Em 2011, Filip Tysander tirou US$ 24 mil de seu bolso para começar uma marca de relógios. Agora, aos 31 anos, sua companhia construída totalmente por ele faz US$ 180 milhões por ano vendendo relógios, com uma margem de mais de 50%, aponta reportagem do site Business Insider.
O sueco viajou para a Austrália após o ensino médio. Lá, Tysander encontrou um inglês com um relógio Rolex e ficou impressionado pelo seu ar de elegância. O nome do homem era Daniel Wellington, e esse virou o nome de sua marca.
No momento, ele percebeu que ainda havia espaço para relógios formais e o nome soou bem para uma marca internacional para ele. No entanto, o sucesso não aconteceu do dia para a noite. De volta para a Suécia, Tysander foi demitido de dois empregos e começou a estudar negócios.
Com isso, começou duas companhias, para vender gravatas e relógios de plástico online. No ano de sua graduação, ele usou US$ 24 mil que ele conseguiu com suas empresas para começar sua nova empresa de sucesso. Ele começou com uma pequena loja online e desenhou o logo sozinho no Photoshop. Depois disso, mandou designs para uma fábrica de relógios com pulseira de tecido na China.
Os relógios acabaram se tornando um enorme sucesso. Não só por causa de seu design e valor, mas também porque ele começou a se aproveitar de estratégias de marketing nas redes sociais. Sua campanha foi construída em torno de conseguir influenciadores com muitos seguidores para exibirem seus relógios.
Hoje em dia essa é uma estratégia bastante comum, mas não era assim na época. Atualmente, a marca Daniel Wellington tem mais de 2 milhões de seguidores na rede social Instagram. Em 2014, a companhia vendeu mais de um milhão de unidades e atingiu US$ 70 milhões em vendas. Em 2015, as vendas cresceram mais ainda, chegando a US$ 170 milhões e Tysander embolsou US$ 66 milhões.
Com isso, ele não teve que raspar a poupança para conseguir comprar o apartamento mais caro de Estocolmo no ano passado. A cobertura de 418 metros quadrados que ele comprou tinha o preço de US$ 12,8 milhões.
Para Tysander, qualquer um pode se tornar um empreendedor de sucesso. Isso só leva tempo e alguma sorte. Ele gosta de referenciar o autor Malcolm Gladwell, que diz que são necessárias 10 mil horas de empreendedorismo para se entender como tudo está conectado.
Rádio Caruá Fm
Com: Portal Correio