O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) assinou nesta quarta-feira (2) três Medidas Provisórias que prevêem fusão e modificação de órgãos da administração indireta. A assinatura aconteceu após a posse dos novos secretários, no Teatro Paulo Pontes em João Pessoa. As medidas devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado da quinta-feira (3).
A primeira medida dispõe sobre a fusão da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emater), com o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emepa). O novo órgão foi nomeado como a Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária.
Outra medida assinada por João Azevedo cria a Empresa Paraibana de Comunicação, por meio da fusão da Rádio Tabajara com o Jornal A União. Já a terceira medida modifica a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), que se torna uma diretoria da Secretaria de Agricultura.
Conforme João Azevedo, juntas, as três medidas vão criar uma economia de R$ 26 milhões aos cofres do estado e que as fusões apenas oficializam as gestões unificadas dos órgãos que já aconteciam, por meio de funcionamento integrado, na gestão de Ricardo Coutinho.
Para Azevedo, a maior parte da economia vai ser feita por meio do enxugamento de cargos comissionados. “Esta é nossa meta, fazer com que se preste o melhor serviço com o custo menor”, disse o governador.
João Azevedo já nomeou todos os secretários da gestão, porém os nomes dos auxiliares responsáveis pelos novos órgãos devem ser divulgados na quinta-feira. “Não posso anunciar (os nomes) até que elas (as medidas) estejam publicadas”, explicou o governador em uma entrevista coletiva.
FONTE:https://g1.globo.com