Os serviços de telefonia, água e luz foram os que mais receberam queixas de consumidores no Procon Municipal de Campina Grande (Procon - CG) em 2018. De acordo com o relatório anual do Procon-CG, divulgado na terça-feira (8), das 6.965 reclamações registradas de janeiro a dezembro, 1.473 são relacionadas a estes serviços.
O G1 entrou em contato com as empresas citadas, mas não recebeu respostas até a publicação da matéria.
Conforme o relatório, das dez empresas com mais reclamações registradas no programa, cinco são relativas a serviços de telefonia uma de energia elétrica e a outra de água. Entre as outras três estão uma loja de departamentos, uma empresa de cartão de crédito e uma agência bancária. Segundo o Procon - CG, por causa do número de reclamações, o órgão entrou com uma ação civil pública contra as empresas de telefonia.
Além do ranking de reclamações, o relatório mostra também que o trabalho conciliatório realizado pelo órgão, com a resolução de cerca de 4.900 casos, impactou em uma economia estimada de aproximadamente R$ 7,7 milhões para o Tribunal de Justiça.
“A economia se dá em razão dos processos serem resolvidos no âmbito do Procon e não necessitarem ser judicializados nos tribunais”, explica o coordenador executivo do órgão, Rivaldo Rodrigues.
O cálculo estimado da economia foi feito com base no Relatório Anual Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo este documento, o custo médio de tramitação de uma ação é de R$ 1.654,03.
10 empresas com mais reclamações no Procon-CG em 2018
- Oi Fixo: 355
- Oi Móvel: 323
- Vivo: 212
- Energisa: 157
- Tim: 148
- Cagepa: 141
- Claro: 137
- Armazém Paraíba: 120
- Credicard/Citicard: 115
- Banco Bradesco (Agência 0493): 113
- FONTE:https://g1.globo.com