Bolsonaro sobrevoa área onde barragem se rompeu em Brumadinho, Grande BH; há 9 mortos e mais de 300 desaparecidos
O que acontece..
Publicado em 26/01/2019

 

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região .

  • Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
  • Até o momento, há confirmação de 9 mortos; 7 corpos já foram retirados do local. A primeira pessoa morta identificada é Marcele Porto Cangussu.
  • Há ainda 354 desaparecidos, segundo os bombeiros. Os trabalhos de resgates devem durar semanas.
  • Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou a área na manhã deste sábado.O presidente Jair Bolsonaro postou no Twitter que é "difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar".
    "Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho, para o bem dos brasileiros e do meio ambiente", completou.O coordenador da Defesa Civil de MG, Evandro Borges, explica que no momento as doações não são prioridade, mas que as pessoas que quiserem fazê-las podem procurar a Polícia Militar. As doações devem se concentrar em alimentos não-perecíveis, água e produtos de limpeza.

    O comandante dos Bombeiros de MG, Coronel Edgard Estevo, informa que são 354 desaparecidos no caso no momento. Sete corpos já foram retirados da área de desastre. O trabalho de buscas deve se prolongar por semanas. Há quatro pontos de busca onde ainda pode haver sobreviventes, acrescenta o coronel:

    • uma locomotiva
    • um ônibus
    • uma parte de um prédio
    • a comunidade Parque das Cachoeiras

    Zema disse que será feito o que a lei prevê em relação ao desastre. Ele afirmou que a legislação ambiental brasileira é rigorosa. Ele disse ainda que os alvarás e licenças do reservatório estavam em dia. Em seguida deixou a entrevista.Os Bombeiros informam que 15 famílias foram encontradas ilhadas no Bairro Cachoeira, na área afetada pelo rompimento da barragem. São 50 pessoas, que estão sendo resgatadas neste momento. Também foi encontrado um ônibus da Vale e não se sabe quantas pessoas estão lá dentro -- as autoridades não deram esperanças de que haja sobreviventes no veículo.

    FONTE:https://g1.globo.com

Comentários